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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

segue com cenas de desfiles militares da década de 50, onde o

orgulho e o patriotismo eram a palavra de ordem. Para o clí-

max são novamente empregadas imagens da banda no campo

de guerra, sendo atacada por objetos e máquinas. No entanto,

para surpresa de todos, o conjunto de imagens em movimento e

estáticas, atuais e antigas, revela outra leitura: as máquinas são

tragadas por uma força de “paz” e, nessa destruição, carregam

consigo imagens de manifestantes, de líderes, de confrontos

ocorridos ao redor do mundo, formando uma pirâmide acima

das pessoas, numa alusão ao nome da banda e às escolhas que

podem ser feitas. Independentemente do sentido gerado, inte-

ressa, aqui, observar, imediatamente, que as imagens emprega-

das são de quatro tipos em sua maioria: a) atuais, produzidas

com grande qualidade, com a presença dos membros da banda,

incluindo-os na narrativa construída pela letra; b) antigas, de ar-

quivo, geralmente fotojornalísticas, obtidas a partir da web ou

em arquivos, retratando momentos que se tornaram fatos histó-

ricos e simbólicos; c) imagens antigas em movimento de

frames

recortados de discursos políticos, transformados em quadros

parados, como é o caso de desfiles, do presidente Reagan, e, por

fim, d) imagens atuais da web, disponibilizadas em produções

feitas por soldados de dentro do

front

em que é possível perce-

ber a ausência de qualidade técnica, mas o destaque ao caráter

“icônico-indicial”, do ter estado lá.

3.1.2 Quanto à edição, efeitos e trilhas

O videoclipe é construído como um grande

mashup

,

ou seja, a música é o roteiro que é coberto por imagens atuais e

de arquivo. A edição se baseia no efeito das transições e reúne

diversos movimentos dos

fade-outs

e

fade-ins

de imagens anti-

gas às mais requintadas sequências fílmicas típicas do cinema

contemporâneo. Observa-se a alternância de imagens estáticas

e em movimento, gerando um efeito de ativação da memória.

Recorre-se, em momentos pontuais, ao recurso de edição da

câmera lenta ou da redução do tempo a fim de gerar determi-

nada conotação, principalmente emmomentos de disparos, em

que essencialmente as sequências seriam de agilidade, ação.