Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
segue com cenas de desfiles militares da década de 50, onde o
orgulho e o patriotismo eram a palavra de ordem. Para o clí-
max são novamente empregadas imagens da banda no campo
de guerra, sendo atacada por objetos e máquinas. No entanto,
para surpresa de todos, o conjunto de imagens em movimento e
estáticas, atuais e antigas, revela outra leitura: as máquinas são
tragadas por uma força de “paz” e, nessa destruição, carregam
consigo imagens de manifestantes, de líderes, de confrontos
ocorridos ao redor do mundo, formando uma pirâmide acima
das pessoas, numa alusão ao nome da banda e às escolhas que
podem ser feitas. Independentemente do sentido gerado, inte-
ressa, aqui, observar, imediatamente, que as imagens emprega-
das são de quatro tipos em sua maioria: a) atuais, produzidas
com grande qualidade, com a presença dos membros da banda,
incluindo-os na narrativa construída pela letra; b) antigas, de ar-
quivo, geralmente fotojornalísticas, obtidas a partir da web ou
em arquivos, retratando momentos que se tornaram fatos histó-
ricos e simbólicos; c) imagens antigas em movimento de
frames
recortados de discursos políticos, transformados em quadros
parados, como é o caso de desfiles, do presidente Reagan, e, por
fim, d) imagens atuais da web, disponibilizadas em produções
feitas por soldados de dentro do
front
em que é possível perce-
ber a ausência de qualidade técnica, mas o destaque ao caráter
“icônico-indicial”, do ter estado lá.
3.1.2 Quanto à edição, efeitos e trilhas
O videoclipe é construído como um grande
mashup
,
ou seja, a música é o roteiro que é coberto por imagens atuais e
de arquivo. A edição se baseia no efeito das transições e reúne
diversos movimentos dos
fade-outs
e
fade-ins
de imagens anti-
gas às mais requintadas sequências fílmicas típicas do cinema
contemporâneo. Observa-se a alternância de imagens estáticas
e em movimento, gerando um efeito de ativação da memória.
Recorre-se, em momentos pontuais, ao recurso de edição da
câmera lenta ou da redução do tempo a fim de gerar determi-
nada conotação, principalmente emmomentos de disparos, em
que essencialmente as sequências seriam de agilidade, ação.