Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
3.2.1 Quanto às imagens
O vídeo inicia com uma transição de imagens das mani-
festações ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre,
marcadas pela violência. Há uma escolha de cenas jornalísticas
em que os manifestantes aparecem em ações pacíficas e em fo-
tos já agredidos pela ação abusiva da polícia, como a repórter
da
Folha de S. Paulo
, que se tornou um dos símbolos do excesso
de força empregado. Enquanto a letra clama “Pai, afasta de mim
esse cálice”, observa-se o pelotão de choque indo contra a popu-
lação em uma imagem que reproduz o eixo direita-esquerda
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de
leitura, no qual a polícia está no eixo direito e a população, que
representa a todos nós, no eixo esquerdo.
Figura 4 – Eixo direita-esquerda é fundamental
como elemento interpretativo
Na sequência posterior, tem-se um jovem deitado no
asfalto, encenando a própria morte, o cansaço do país, sendo
supostamente atacado pela tropa de choque no mesmo eixo an-
terior. Nota-se que nas duas imagens a população é mostrada
como inferior à polícia, em posição de agachamento ou deitada,
enquanto as tropas pisoteiam, usam sua força, mesmo que de
fato isso não tenha se concretizado.
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A abordagem dos eixos esquerda-direita e direita-esquerda é feita por Luciano
Guimarães (2006), que considera esta uma estratégia da imagem.