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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

3.2.1 Quanto às imagens

O vídeo inicia com uma transição de imagens das mani-

festações ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre,

marcadas pela violência. Há uma escolha de cenas jornalísticas

em que os manifestantes aparecem em ações pacíficas e em fo-

tos já agredidos pela ação abusiva da polícia, como a repórter

da

Folha de S. Paulo

, que se tornou um dos símbolos do excesso

de força empregado. Enquanto a letra clama “Pai, afasta de mim

esse cálice”, observa-se o pelotão de choque indo contra a popu-

lação em uma imagem que reproduz o eixo direita-esquerda

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de

leitura, no qual a polícia está no eixo direito e a população, que

representa a todos nós, no eixo esquerdo.

Figura 4 – Eixo direita-esquerda é fundamental

como elemento interpretativo

Na sequência posterior, tem-se um jovem deitado no

asfalto, encenando a própria morte, o cansaço do país, sendo

supostamente atacado pela tropa de choque no mesmo eixo an-

terior. Nota-se que nas duas imagens a população é mostrada

como inferior à polícia, em posição de agachamento ou deitada,

enquanto as tropas pisoteiam, usam sua força, mesmo que de

fato isso não tenha se concretizado.

9

A abordagem dos eixos esquerda-direita e direita-esquerda é feita por Luciano

Guimarães (2006), que considera esta uma estratégia da imagem.