Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Ainda nomesmo sentido de atribuir força à letra damú-
sica com palavras-chave, quando é citado
Liar
, aparece Richard
Nixon e como
Honest
surge a imagem de Mahatma Gandhi em
seu leito. Em outra transição, observa-se a representação do
Exército norte-coreano fazendo uma marcha pública e soldados
da Segunda Guerra Mundial no
front
de batalha. Na continuida-
de da construção do videoclipe, há uma fotografia de Roosevelt
como
Leader
e
frames
de Kim Jong-il, Fidel Castro e Saddam
Hussein como
Pariah
ou aqueles que não servem ao seu povo ou
são os traidores.
Figura 3 – Os traidores como Kim Jong-il em imagem jornalística
Novamente os membros da banda aparecem em ima-
gens em movimento atualizadas, captadas no tempo e espaço
atual, tentando entender o que está ocorrendo. Após a inserção
de vários cortes, novamente é citado
Moment truth
,
colocando
Martin Luther King, em
frame
de imagem jornalística, como uma
pessoa boa que dizia a verdade e ajudava a população afrodes-
cendente nos EUA. Depois disso, aparece a citação
Moment to
live
, representando um foguete indo para o espaço, e
Moment
to die
, aparecendo um preso capturado por um grupo terrorista
e depois caixões de soldados mortos, lado a lado, e por último,
nesta cena, a expressão
Resist
.
Na sequência, as imagens são atualizadas para a pro-
dução da banda em que uma série de veículos militares e equi-
pamentos surgem voando como grandes ameaças. A montagem