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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Ainda nomesmo sentido de atribuir força à letra damú-

sica com palavras-chave, quando é citado

Liar

, aparece Richard

Nixon e como

Honest

surge a imagem de Mahatma Gandhi em

seu leito. Em outra transição, observa-se a representação do

Exército norte-coreano fazendo uma marcha pública e soldados

da Segunda Guerra Mundial no

front

de batalha. Na continuida-

de da construção do videoclipe, há uma fotografia de Roosevelt

como

Leader

e

frames

de Kim Jong-il, Fidel Castro e Saddam

Hussein como

Pariah

ou aqueles que não servem ao seu povo ou

são os traidores.

Figura 3 – Os traidores como Kim Jong-il em imagem jornalística

Novamente os membros da banda aparecem em ima-

gens em movimento atualizadas, captadas no tempo e espaço

atual, tentando entender o que está ocorrendo. Após a inserção

de vários cortes, novamente é citado

Moment truth

,

colocando

Martin Luther King, em

frame

de imagem jornalística, como uma

pessoa boa que dizia a verdade e ajudava a população afrodes-

cendente nos EUA. Depois disso, aparece a citação

Moment to

live

, representando um foguete indo para o espaço, e

Moment

to die

, aparecendo um preso capturado por um grupo terrorista

e depois caixões de soldados mortos, lado a lado, e por último,

nesta cena, a expressão

Resist

.

Na sequência, as imagens são atualizadas para a pro-

dução da banda em que uma série de veículos militares e equi-

pamentos surgem voando como grandes ameaças. A montagem