Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
tirer profit des contributions déposées sur les
sites (PROULX; CHOON, 2011, p. 105).
7
A contribuição ou colaboração é cada vez mais frequen-
te, porém é importante pensar que, ainda que a palavra de or-
dem da internet seja compartilhar, um vídeo que carrega peda-
ços de informações produz novas informações em pedaços, num
quebra-cabeças que nem sempre é fácil de montar do ponto de
vista reflexivo. Tome-se como exemplo o caso das manifestações
de junho de 2013, em que a web foi a grande potencializadora.
De um lado, seu poder mobilizador via mídias sociais (
,
) e, de outro, os produtos derivados, como o vídeo cons-
truído a partir de fotografias jornalísticas já veiculadas em dias
anteriores sobre as manifestações permeadas por fotos da di-
tadura e sonorizado com a música Cálice, disponibilizado no
YouTube
. A criação ganhou repercussão instantânea, mas os
espaços e tempos diferidos entre a) as imagens e contextos da
ditadura e b) as imagens e contextos das manifestações em São
Paulo e nas demais capitais brasileiras, em junho de 2013, aco-
plaram-se, gerando um terceiro produto. Isto é, imagens unidas,
carregadas de memória que se tornaram sem memória, ou re-
presentantes de uma memória póstuma, uma vez que a maioria
dos participantes das manifestações sequer havia nascido no
auge da ditadura. Todas as fotos escolhidas foram chanceladas
pelo discurso jornalístico que as torna documento.
Se, por um lado, há uma evidente reconfiguração so-
ciocultural fomentada pela midiatização, por outro percebe-se
o que Chris Andersen já alertava: que “até as formigas têm me-
gafones”, numa brincadeira alusiva ao fato de que todos na rede
estão dispostos a partilhar. A questão está no quê se partilha.
É certo que o espaço da web surgiu como um lócus de possibi-
lidades, uma “alquimia das multidões”, como afirmam Pisani e
Piotet (2010), para a quebra dos padrões preestabelecidos da
7
As redes socionuméricas (sites de redes sociais) conferem ao usuário a possi-
bilidade de participar ativamente da produção de conteúdos para os próprios
meios. Isto estimula o aparecimento de novos relacionamentos interpessoais e
o enriquecimento de relacionamentos existentes. [...] A presença destes novos
modos de circulação de conteúdos midiáticos indica a possibilidade para os
proprietários de plataformas de negócios de tirar proveito das contribuições
depositadas nos sites.