Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Quanto à edição e aos efeitos empregados, observa-se
que a locação do clipe remete ao ambiente de guerra, bem como
o veículo utilizado; contudo, não há uma guerra para a banda
participar, e a guerra exposta é de imagens, construída pelo jogo
de edição e pelas sucessivas trocas de imagens atuais e de arqui-
vo que se complementam.
A trilha é marcada pela música “
This Is War
” e pelos
efeitos de sons como balas, disparos e “vazamentos” de áudios
originais em determinados momentos. Tais elementos com-
põem um imbricado esquema fragmentado de colagens, pon-
tuado pela música, pelas palavras-chave no GC e pelos efeitos
especiais das cenas atuais.
3.1.3 Quanto aos créditos
O videoclipe foi lançado em 2011, integrando o álbum
de 2009 dirigido por
Bartholomew Cubbins
, pseudônimo do pró-
prio vocalista Jared Letto. Quanto às imagens, a maioria está dis-
ponível na web ou já integra o repertório iconográfico coletivo,
porém em nenhuma aparecem créditos de fontes, como ende-
reços de sites, redes de TV, créditos de fotografia, nem mesmo
a imagem dos soldados na ilha japonesa, cujos direitos autorais
pertencem à
Signal Corps Photograph Collection
. Há uma apro-
priação explícita com um propósito diferente do mero informa-
cional, uma vez que muitos dos acontecimentos ali “acoplados”,
inseridos, não são de conhecimento do público que tem acesso
ao vídeo hoje.
3.2 Análise do vídeo Cálice
http://www.youtube.com/watch?v=JBW1jx28mig
O vídeo escolhido traz amúsica Cálice, de Chico Buarque,
como tema. Possui apenas 1.170 visualizações, é de autoria de
Jardel Jose e aborda asmanifestações ocorridas em junho de 2013.
Há outro vídeo, chamado “Cale-se”, com a mesma música, porém
interpretada pela cantora Pitty, de autoria de Darlan Vieira. A es-
colha do primeiro vídeo se deve à relação explícita com a ditadura
e versão original damúsica. Ambos os vídeos são de grande seme-
lhança quanto ao conteúdo visual e plástico.