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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

a apropriação social supõe que os usuários sejam

adequadamente representados no estabelecimen-

to de políticas públicas e, ao mesmo tempo, leva-

dos em consideração nos processos de inovação

(produção industrial e distribuição comercial)

(PROULX, apud CARDON, 2005, p. 03).

Tais condições implicam que a apropriação só acon-

tece ante o domínio técnico, cada vez mais perceptível quando

falamos em dispositivos online como o

Facebook

ou

YouTube

;

tais espaços estão integrados na vida do cidadão, substituindo

muitas vezes outras telas, como a televisão. Quanto à terceira

condição, o uso repetido da tecnologia, observa-se que muitos

usuários postam vídeos ou abastecem seus canais com frequên-

cia, às vezes até diariamente, transformando a prática social e

afetando o próprio jornalismo, que é a questão de fundo deste

artigo, pois, uma vez que as imagens jornalísticas são apropria-

das e inseridas em vídeos em tempos outros que não o da notí-

cia, há uma outra prática social sendo criada, ainda que a partir

de ummaterial significante já posto em circulação anteriormen-

te. A quarta condição é mais polêmica, mas o fazer dos usuários

está tensionando o fazer da indústria, tanto que o videoclipe da

banda

Thirty Seconds to Mars

se insere nesta lógica, assim como

o recente videoclipe da banda

Maroon Five

que foi produzido a

partir de postagens de fãs. E o jornalismo? Este cada vez mais faz

o movimento de trocas, abrindo-se, mas também se fechando.

No primeiro caso, abre-se para receber, acolher conteúdo pro-

duzido por atores sociais midiatizados; no segundo, fecha-se na

tentativa de ser ou manter-se como o chancelador do que vale

ser visto, pautado, agendado.

Les réseaux socionumériques (social networking

sites) confèrent la possibilité à l’usager de partici-

per de manière active à la production de contenus

médiatiques propres. Ils favoriseraient l’émer-

gence de nouvelles relations interpersonnelles et

l’enrichissement des relations existentes. […] La

presence de ces nouveax modes de circulation de

contenus médiatiques signales l’éventualité pour

les entreprises propriétaires des plateformes de