Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
a apropriação social supõe que os usuários sejam
adequadamente representados no estabelecimen-
to de políticas públicas e, ao mesmo tempo, leva-
dos em consideração nos processos de inovação
(produção industrial e distribuição comercial)
(PROULX, apud CARDON, 2005, p. 03).
Tais condições implicam que a apropriação só acon-
tece ante o domínio técnico, cada vez mais perceptível quando
falamos em dispositivos online como o
ou
YouTube
;
tais espaços estão integrados na vida do cidadão, substituindo
muitas vezes outras telas, como a televisão. Quanto à terceira
condição, o uso repetido da tecnologia, observa-se que muitos
usuários postam vídeos ou abastecem seus canais com frequên-
cia, às vezes até diariamente, transformando a prática social e
afetando o próprio jornalismo, que é a questão de fundo deste
artigo, pois, uma vez que as imagens jornalísticas são apropria-
das e inseridas em vídeos em tempos outros que não o da notí-
cia, há uma outra prática social sendo criada, ainda que a partir
de ummaterial significante já posto em circulação anteriormen-
te. A quarta condição é mais polêmica, mas o fazer dos usuários
está tensionando o fazer da indústria, tanto que o videoclipe da
banda
Thirty Seconds to Mars
se insere nesta lógica, assim como
o recente videoclipe da banda
Maroon Five
que foi produzido a
partir de postagens de fãs. E o jornalismo? Este cada vez mais faz
o movimento de trocas, abrindo-se, mas também se fechando.
No primeiro caso, abre-se para receber, acolher conteúdo pro-
duzido por atores sociais midiatizados; no segundo, fecha-se na
tentativa de ser ou manter-se como o chancelador do que vale
ser visto, pautado, agendado.
Les réseaux socionumériques (social networking
sites) confèrent la possibilité à l’usager de partici-
per de manière active à la production de contenus
médiatiques propres. Ils favoriseraient l’émer-
gence de nouvelles relations interpersonnelles et
l’enrichissement des relations existentes. […] La
presence de ces nouveax modes de circulation de
contenus médiatiques signales l’éventualité pour
les entreprises propriétaires des plateformes de