Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Figura 5 – Jovem em encenação para as câmeras:
midiatização do protesto para as mídias
Até uma charge é empregada para reforçar essa ideia
de menosprezo, discrepância de poder. Nela vê-se o cidadão
como um ser pequeno, maltrapilho, já o governador e o prefeito
de São Paulo, vestindo uniformes da Polícia, maiores que o pró-
prio policial, que usa como arma a catraca do transporte público.
A imagem de sátira traz consigo a referência à ditadura, em que
o poder político era responsável pelo “cale-se”, e a música ecoa
“Pai, afasta de mim este cálice, vinho tinto de sangue”, numa cla-
ra referência aos porões do DOI-CODI.
O vídeo é permeado por várias fotos extraídas da pró-
pria web e de outras publicações, como jornais, e menciona o
fato da manifestação ter se tornado conhecida como a Revolta
do Vinagre, numa alusão à proteção contra o gás lacrimogênio.
Percebe-se em várias fotos a presença de cartazes empunhados
como bandeiras pelos manifestantes, em sua maioria jovens que
bradam “Saímos do
”, ainda que o protesto tenha sur-
gido, crescido e se desdobrado como um evento da própria mí-
dia social, numa demonstração do que afirma a letra de Chico
Buarque: “Como é difícil acordar calado”.
Passado e presente se encontram numa mesma mon-
tagem de imagens sobrepostas. O passado da ditadura em preto
e branco e o presente da democracia figurativizado pela própria
possibilidade de sair às ruas para uma manifestação popular. No