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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Figura 5 – Jovem em encenação para as câmeras:

midiatização do protesto para as mídias

Até uma charge é empregada para reforçar essa ideia

de menosprezo, discrepância de poder. Nela vê-se o cidadão

como um ser pequeno, maltrapilho, já o governador e o prefeito

de São Paulo, vestindo uniformes da Polícia, maiores que o pró-

prio policial, que usa como arma a catraca do transporte público.

A imagem de sátira traz consigo a referência à ditadura, em que

o poder político era responsável pelo “cale-se”, e a música ecoa

“Pai, afasta de mim este cálice, vinho tinto de sangue”, numa cla-

ra referência aos porões do DOI-CODI.

O vídeo é permeado por várias fotos extraídas da pró-

pria web e de outras publicações, como jornais, e menciona o

fato da manifestação ter se tornado conhecida como a Revolta

do Vinagre, numa alusão à proteção contra o gás lacrimogênio.

Percebe-se em várias fotos a presença de cartazes empunhados

como bandeiras pelos manifestantes, em sua maioria jovens que

bradam “Saímos do

Facebook

”, ainda que o protesto tenha sur-

gido, crescido e se desdobrado como um evento da própria mí-

dia social, numa demonstração do que afirma a letra de Chico

Buarque: “Como é difícil acordar calado”.

Passado e presente se encontram numa mesma mon-

tagem de imagens sobrepostas. O passado da ditadura em preto

e branco e o presente da democracia figurativizado pela própria

possibilidade de sair às ruas para uma manifestação popular. No