Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Atender tais requisitos representa, ao final das contas,
aparecer no topo da lista de ofertas de um determinado destino.
E estar no topo da lista representa aparecer na primeira página
de busca e, consequentemente, obter maior visibilidade e, possi-
velmente, maior número de reservas.
4 Algumas inferências
É preciso considerar que a criação de empresas basea-
das na cultura da contribuição somente é possível a partir do
surgimento de dispositivos tecnológicos que permitem o ‘aces-
so’ à esfera pública. Isso significa que o privilégio de ‘emitir’ não
está mais restrito a um grupo pequeno (os que falam na TV, es-
crevem no jornal, publicam anúncios, etc.), podendo ‘eu mesmo’
falar sobre ‘mim’ ou de ‘outra coisa qualquer’. No que tange à
empresa Booking.com, consideramos importante destacar que a
‘emissão’ de informações sobre alojamentos deixa de ser exclu-
sividade de especialistas, o que representa a reconfiguração do
trabalho dos agentes de turismo. Em consequência, os discursos
construídos pelas/nas agências de turismo tradicionais deixam
de ser ‘verdade absoluta’, pois podem ser ‘confrontados’ em ou-
tras instâncias de emissão, como, por exemplo, nas agências de
locação de acomodações
online
que têm na contribuição espon-
tânea dos usuários um dos alicerces do negócio.
Essa processualidade complexa carrega especificida-
des de uma sociedade que se diferencia em vários aspectos da
realidade vivenciada até duas décadas atrás, quando os viajan-
tes dependiam quase exclusivamente das informações repassa-
das pelas agências de turismo. O depoimento dos usuários no
Booking.com, por exemplo, oferece efeitos de transparência e
credibilidade ao
ranking
construído pela empresa
online
, o que
é vital para o funcionamento do empreendimento.
Assim, a cultura da contribuição parece estar impreg-
nada nas práticas sociais da atualidade. Consideramos que os
usuários do Booking.com não fogem à regra: oferecem sua con-
tribuição por meio de avaliação dos hotéis espontaneamente,
sem parecer se importar se tais informações serão utilizadas na
plataforma de negócios da agência. O que parece importar é dei-