Table of Contents Table of Contents
Previous Page  268 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 268 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Atender tais requisitos representa, ao final das contas,

aparecer no topo da lista de ofertas de um determinado destino.

E estar no topo da lista representa aparecer na primeira página

de busca e, consequentemente, obter maior visibilidade e, possi-

velmente, maior número de reservas.

4 Algumas inferências

É preciso considerar que a criação de empresas basea-

das na cultura da contribuição somente é possível a partir do

surgimento de dispositivos tecnológicos que permitem o ‘aces-

so’ à esfera pública. Isso significa que o privilégio de ‘emitir’ não

está mais restrito a um grupo pequeno (os que falam na TV, es-

crevem no jornal, publicam anúncios, etc.), podendo ‘eu mesmo’

falar sobre ‘mim’ ou de ‘outra coisa qualquer’. No que tange à

empresa Booking.com, consideramos importante destacar que a

‘emissão’ de informações sobre alojamentos deixa de ser exclu-

sividade de especialistas, o que representa a reconfiguração do

trabalho dos agentes de turismo. Em consequência, os discursos

construídos pelas/nas agências de turismo tradicionais deixam

de ser ‘verdade absoluta’, pois podem ser ‘confrontados’ em ou-

tras instâncias de emissão, como, por exemplo, nas agências de

locação de acomodações

online

que têm na contribuição espon-

tânea dos usuários um dos alicerces do negócio.

Essa processualidade complexa carrega especificida-

des de uma sociedade que se diferencia em vários aspectos da

realidade vivenciada até duas décadas atrás, quando os viajan-

tes dependiam quase exclusivamente das informações repassa-

das pelas agências de turismo. O depoimento dos usuários no

Booking.com, por exemplo, oferece efeitos de transparência e

credibilidade ao

ranking

construído pela empresa

online

, o que

é vital para o funcionamento do empreendimento.

Assim, a cultura da contribuição parece estar impreg-

nada nas práticas sociais da atualidade. Consideramos que os

usuários do Booking.com não fogem à regra: oferecem sua con-

tribuição por meio de avaliação dos hotéis espontaneamente,

sem parecer se importar se tais informações serão utilizadas na

plataforma de negócios da agência. O que parece importar é dei-