Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Abstract:
On the website Booking.com, users’ participation is
based on the production of content for the website through eval-
uations of hotels, which are critical for the company’s service
and its economic success. Serge Proulx’s (2010, 2012, 2013)
view of participatory culture offers us a foundation to observe
these new social practices, which are selected by an ambience-
mediated society. Our aim with this paper is to develop a theo-
retical reflection in order to contribute to the analyses of discur-
sive productions presented on the website, which allow hints of
an informational capitalism to emerge, that is, the monetizing
of contents produced on the basis of the logic of gift. It is in this
context that the online booking agency Booking.com is consti-
tuted, maintaining an action platform on media based on the
spontaneous and unpaid contribution of its users.
Keywords:
media, mediatization, participatory culture, tour-
ism, Booking.com.
1 Introdução
Estudos que buscam desvendar as especificidades da
sociedade nos oferecem pistas das constantes mudanças ocor-
ridas nas formas de interação humana ao longo da história. É de
senso comum, portanto, que o ‘modo de viver’ está em constante
evolução, numa intermitente reconfiguração. Nas últimas duas
décadas, entretanto, tal obviedade ganhou novas e complexas
nuances, intensificando-se a partir da invenção e apropriação
de dispositivos tecnológicos que interferem sobremaneira no
modo de se relacionar das pessoas e promovem um processo de
câmbio nas práticas sociais.
Referimo-nos a câmbio por considerar que as práticas
sociais da contemporaneidade se sobrepõem àquelas concer-
nentes a uma ‘sociedade dos meios’, deixando emergir uma ‘so-
ciedade em midiatização’
2
. Ou seja, estamos alterando o ‘modo
de viver’, que até o surgimento de tais tecnologias tinha as ins-
tituições midiáticas tradicionais
3
como centro referencial. Eram
2
Apresentaremos na sequência a distinção entre ‘sociedade dos meios’ e ‘socie-
dade em midiatização’.
3
O termo ‘instituições midiáticas tradicionais’, ou mesmo ‘clássicas’, refere-se aos
meios de comunicação até o surgimento da internet.