Table of Contents Table of Contents
Previous Page  251 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 251 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Booking.com

sob a perspectiva da

‘cultura da contribuição’

Booking.com

from the perspective of the ‘culture

of contribution’

Élida Lima

1

Resumo:

A participação dos usuários na produção de conteú-

do no site Booking.com, por meio de avaliações dos hotéis, tem

papel decisivo no serviço prestado pela agência e seu sucesso

econômico. A cultura da contribuição, a partir da perspectiva

de Serge Proulx (2010, 2012, 2013), oferece-nos embasamen-

to para observar essas novas práticas sociais, as quais estão

marcadas pela ambiência de uma sociedade em midiatização.

Temos como objetivo neste trabalho desenvolver uma reflexão

teórica com vistas a subsidiar a análise de produções discursivas

apresentadas no site, as quais deixam emergir pistas de um ca-

pitalismo informacional, ou seja, a monetarização de conteúdos

produzidos a partir da lógica do dom. É nesse contexto que a

agência de reservas

online

Booking.com se constitui, mantendo

uma plataforma de ação midiatizada alicerçada na contribuição

espontânea e não remunerada dos seus usuários.

Palavras-chave:

mídia, midiatização, cultura da contribuição,

turismo, Booking.com.

1

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos), estuda os processos comuni-

cacionais no âmbito da sociedade em midiatização, com interesse nas transfor-

mações das práticas jornalísticas. Jornalista, por 12 anos atuou como repórter

e editora em redação de jornal. Mestre em Letras (UCPel), com foco na análise

do discurso das mídias sob a perspectiva bakhtiniana. E-mail: lima.elida@gmail.

com. CV: http://lattes.cnpq.br/8996003316306594.