Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Booking.comsob a perspectiva da
‘cultura da contribuição’
Booking.comfrom the perspective of the ‘culture
of contribution’
Élida Lima
1
Resumo:
A participação dos usuários na produção de conteú-
do no site Booking.com, por meio de avaliações dos hotéis, tem
papel decisivo no serviço prestado pela agência e seu sucesso
econômico. A cultura da contribuição, a partir da perspectiva
de Serge Proulx (2010, 2012, 2013), oferece-nos embasamen-
to para observar essas novas práticas sociais, as quais estão
marcadas pela ambiência de uma sociedade em midiatização.
Temos como objetivo neste trabalho desenvolver uma reflexão
teórica com vistas a subsidiar a análise de produções discursivas
apresentadas no site, as quais deixam emergir pistas de um ca-
pitalismo informacional, ou seja, a monetarização de conteúdos
produzidos a partir da lógica do dom. É nesse contexto que a
agência de reservas
online
Booking.com se constitui, mantendo
uma plataforma de ação midiatizada alicerçada na contribuição
espontânea e não remunerada dos seus usuários.
Palavras-chave:
mídia, midiatização, cultura da contribuição,
turismo, Booking.com.
1
Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos), estuda os processos comuni-
cacionais no âmbito da sociedade em midiatização, com interesse nas transfor-
mações das práticas jornalísticas. Jornalista, por 12 anos atuou como repórter
e editora em redação de jornal. Mestre em Letras (UCPel), com foco na análise
do discurso das mídias sob a perspectiva bakhtiniana. E-mail: lima.elida@gmail.
com. CV: http://lattes.cnpq.br/8996003316306594.