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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

O post inclui a

hashtag

#LoveWins. Assim, a página se

soma a todas as demais publicações na plataforma Facebook

que remetiam ao fato da aprovação do casamento gay por parte

da Suprema Corte. Trata-se de uma construção pública de sen-

tido social com uma carga semântica positiva (“o amor vence”),

que, ao mesmo tempo, graças às processualidades da platafor-

ma Facebook, desencadeia um fluxo circulatório específico: ao

utilizar o caractere “#” antes de uma palavra, a plataforma gera

um link que remete a todas as demais publicações que utilizam

essa mesma palavra-chave, constituindo um microfluxo espe-

cífico sobre esse tema no macrofluxo de sentidos que varre o

Facebook. Nessas interações, percebemos uma relação triádi-

ca (FERREIRA, 2006) entre sociedade, tecnologia e linguagem:

ou seja, uma relação que envolve uma plataforma tecnológi-

ca (Facebook), um sistema de relações sociais (entre a Igreja-

instituição, o coletivo gay e seus seguidores) e um sistema de

representações (o “católico”). Assim, no uso sociotécnico corri-

queiro de postar um texto e uma imagem no Facebook, dentro

das possibilidades oferecidas pela plataforma, podemos entre-

ver uma apropriação de três níveis:

1. social:

com a publicação da mensagem, a pági-

na põe-se em contato com seus diversos leitores;

destes, quase 1.100 “curtiram” o conteúdo, e mais

de 50 o compartilharam, gerando assim novas

conexões sociais e novos circuitos de circulação

comunicacional;

2. tecnológico:

a página promove usos determina-

dos das processualidades técnicas da plataforma

como elemento de uma prática religiosa específi-

ca, por exemplo, inserindo a

hashtag

#LoveWins.

Inscrevem-se, assim, as funcionalidades tecnológi-

cas oferecidas pelo Facebook dentro de novos mar-

cos de luta teológico-político-eclesial;

3. simbólico:

a página

reconstrói símbolos católicos

(como Maria e Jesus) a partir de uma releitura de

gênero sobre o sagrado católico. A bandeira do mo-