Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Dízimo digital
Digital tithe
Alexandre Dresch Bandeira
1
Resumo:
Este artigo tem por finalidade: entender como se dão
as trocas financeiras modernas, seus significados simbólicos
e produção de sentidos; discutir o papel do dízimo digital na
atualidade; e de que maneira a contribuição, vista em Proulx, é
espontânea ou se é uma manifestação do mercado de capitais.
Além das trocas financeiras, existem as gratuitas, as doações de
tempo e a dádiva, e procuramos saber como tudo isso se trans-
forma em motivações por processos comunicacionais no cená-
rio religioso. Não podemos contestar que, desde os primórdios,
a religião e a comunicação andam de mãos dadas. Ambas surgi-
ram de uma necessidade humana e social; do contrário, não te-
riam evoluído. Pode-se afirmar que para fazer religião os nossos
antecedentes careciam se comunicar com o divino.
Palavras-chave:
mídia e religião, valor simbólico, doação, troca,
dádiva.
Abstract:
The objective of this article is: to understand how
modern financial exchanges develop their symbolic meaning
and their production of significance; to discuss the role of the
1
Doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos), Mestre em Ciências da
Comunicação (Unisinos), Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em
Publicidade e Propaganda (Unisinos). E-mail: alexandre.dresch.bandeira@
gmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/2900867011772624.