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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Dízimo digital

Digital tithe

Alexandre Dresch Bandeira

1

Resumo:

Este artigo tem por finalidade: entender como se dão

as trocas financeiras modernas, seus significados simbólicos

e produção de sentidos; discutir o papel do dízimo digital na

atualidade; e de que maneira a contribuição, vista em Proulx, é

espontânea ou se é uma manifestação do mercado de capitais.

Além das trocas financeiras, existem as gratuitas, as doações de

tempo e a dádiva, e procuramos saber como tudo isso se trans-

forma em motivações por processos comunicacionais no cená-

rio religioso. Não podemos contestar que, desde os primórdios,

a religião e a comunicação andam de mãos dadas. Ambas surgi-

ram de uma necessidade humana e social; do contrário, não te-

riam evoluído. Pode-se afirmar que para fazer religião os nossos

antecedentes careciam se comunicar com o divino.

Palavras-chave:

mídia e religião, valor simbólico, doação, troca,

dádiva.

Abstract:

The objective of this article is: to understand how

modern financial exchanges develop their symbolic meaning

and their production of significance; to discuss the role of the

1

Doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos), Mestre em Ciências da

Comunicação (Unisinos), Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em

Publicidade e Propaganda (Unisinos). E-mail: alexandre.dresch.bandeira@

gmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/2900867011772624.