Table of Contents Table of Contents
Previous Page  113 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 113 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

4 O capitalismo informacional

O contexto de tudo isso é um contexto de capitalismo

informacional, como diríamos. Portanto, um contexto no qual

nos vemos diante de uma mutação do capitalismo. Uma questão

interessante é tentar qualificar essa mutação. Propomos chamar

essa mutação de uma mutação rumo ao capitalismo informacio-

nal. Mas existem muitas outras designações para ela. Vamos in-

sistir aqui em quatro características.

A primeira delas: uma digitalização dos modos de pro-

dução. Nós estamos, portanto, numa problemática que determi-

nados analistas denominaram pós-fordista, justamente porque

esse tipo de tecnologia penetrou nos modos de produção, ou

seja, a tecnologia informática ou informacional, a tecnologia da

comunicação e da informação são tecnologias que permitem es-

tabelecer conexões entre os grandes polos da produção, os gran-

des polos do aparelho de produção. Então, temos os conceptores,

aqueles que executam, temos os gestores, os responsáveis pela

distribuição, os encarregados pela publicidade, os responsáveis

pelo

marketing

, os encarregados dos pontos de venda; tudo isso

que chamamos de

pós-fordismo

é a conexão de todos esses polos

graças às tecnologias da comunicação e informação. A conse-

quência disso, por exemplo, é a redução dos espaços para produ-

tos materiais. Porque sabemos, cada vez mais exatamente, quais

são os objetos que vamos vender. Numa problemática de pro-

dução de automóveis, sabemos que há uma personalização dos

produtos e isso nos permite comprar. Não conhecemos profun-

damente a questão do

marketing

de automóveis, mas podemos

comprar 60 modelos de ummesmo carro. E agora, com essa tec-

nologia digital, não precisamos pôr à disposição os 60 modelos;

podemos produzir aqueles que são propostos aos consumidores

– que vão receber o produto alguns dias depois.

Outra dimensão dessa digitalização dos modos de pro-

dução diz respeito a toda a questão da deslocalização do traba-

lho; em todos os países, determinadas empresas do setor de cal-

çados fecharam porque os proprietários delas decidiram se ins-

talar em outras regiões, na China, o que obriga os trabalhadores

brasileiros, para continuar a ter trabalho, a irem embora para a