Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
pela Al Jazeera, mas também havia provocação nas mídias so-
ciais, como Facebook,
blogs
, provocaram uma faísca?
Lemos descrições de uma jovem tunisiana que conta-
va que entrou em um
site
, de uma forma totalmente neutra, por
querer fazer a revolução e ficou conversando sobre assuntos re-
lativamente privados e, em dado momento, algo aconteceu. Uma
troca, uma conversa que tomou uma forma cidadã, ao passo que
era uma conversa privada, e, a partir daí, houve um engajamento
dessa jovem. Ela foi para a rua e participou de organizações de
luta. O que faz com que haja um deslocamento da tela para a rua?
O último ponto vinculado a essa questão é sobre o cres-
cimento de visibilidade dos movimentos sociais, o crescimento
de visibilidade dos grupos de intervenção. O que faz com que
essa visibilidade dê mais poder a esses grupos? Pensamos que
aqui mesmo, no Brasil, lemos numa revista, essas organizações
militantes, finalmente, se tornam visíveis. Mesmo estando mais
visíveis, estamos sempre reduzidos às margens pelas grandes
mídias. E um grupo, que pensamos ser brasileiro, descobriu
como desenvolver outra forma de ação, por exemplo, organizar
exposições de fotos em bairros e, durante essas exposições, fa-
zer animações com os jovens. Outro exemplo: organizar festas
populares, de que, inclusive, já participamos, desde nossa chega-
da. Nós vimos, vocês são muitos bons na organização das festas
populares. Então, esses grupos militantes decidiram organizar
festas populares e reencontrar as pessoas por meio de festas,
usando tempo e dinheiro para aparecer nas grandes mídias.
Para completar nossas questões sobre a força de agir,
gostaríamos de mostrar certo número de caminhos abertos por
meio dessas experiências, para mostrar que talvez exista pos-
sibilidade de desenvolver práticas de criação ou de resistência
utilizando as mídias digitais, sociais. Claro que colocamos aqui
quatro exemplos, sendo que dois são mais iniciativas provenien-
tes da criação e dois são mais de resistência.
Como exemplo, agora vamos falar, ao mesmo tempo,
da Wikipédia, na qual podemos intervir. Nós podemos usar a
Wikipédia, simplesmente, como um simples usuário ou como
a pessoa que procura intervir, completar e corrigir. Participar
de forma criativa na construção dessa enciclopédia. E, pessoal-
mente, com nossa equipe de pesquisa, trabalhamos há três anos