Table of Contents Table of Contents
Previous Page  111 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 111 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

pela Al Jazeera, mas também havia provocação nas mídias so-

ciais, como Facebook,

blogs

, provocaram uma faísca?

Lemos descrições de uma jovem tunisiana que conta-

va que entrou em um

site

, de uma forma totalmente neutra, por

querer fazer a revolução e ficou conversando sobre assuntos re-

lativamente privados e, em dado momento, algo aconteceu. Uma

troca, uma conversa que tomou uma forma cidadã, ao passo que

era uma conversa privada, e, a partir daí, houve um engajamento

dessa jovem. Ela foi para a rua e participou de organizações de

luta. O que faz com que haja um deslocamento da tela para a rua?

O último ponto vinculado a essa questão é sobre o cres-

cimento de visibilidade dos movimentos sociais, o crescimento

de visibilidade dos grupos de intervenção. O que faz com que

essa visibilidade dê mais poder a esses grupos? Pensamos que

aqui mesmo, no Brasil, lemos numa revista, essas organizações

militantes, finalmente, se tornam visíveis. Mesmo estando mais

visíveis, estamos sempre reduzidos às margens pelas grandes

mídias. E um grupo, que pensamos ser brasileiro, descobriu

como desenvolver outra forma de ação, por exemplo, organizar

exposições de fotos em bairros e, durante essas exposições, fa-

zer animações com os jovens. Outro exemplo: organizar festas

populares, de que, inclusive, já participamos, desde nossa chega-

da. Nós vimos, vocês são muitos bons na organização das festas

populares. Então, esses grupos militantes decidiram organizar

festas populares e reencontrar as pessoas por meio de festas,

usando tempo e dinheiro para aparecer nas grandes mídias.

Para completar nossas questões sobre a força de agir,

gostaríamos de mostrar certo número de caminhos abertos por

meio dessas experiências, para mostrar que talvez exista pos-

sibilidade de desenvolver práticas de criação ou de resistência

utilizando as mídias digitais, sociais. Claro que colocamos aqui

quatro exemplos, sendo que dois são mais iniciativas provenien-

tes da criação e dois são mais de resistência.

Como exemplo, agora vamos falar, ao mesmo tempo,

da Wikipédia, na qual podemos intervir. Nós podemos usar a

Wikipédia, simplesmente, como um simples usuário ou como

a pessoa que procura intervir, completar e corrigir. Participar

de forma criativa na construção dessa enciclopédia. E, pessoal-

mente, com nossa equipe de pesquisa, trabalhamos há três anos