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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

como o valor de progresso para esses indivíduos que estão por

trás dessa crise de 2008.

Estamos numa dupla assimetria nas relações de poder.

Estamos numa sociedade de dominação, mas estamos numa as-

simetria em termos de relações de conhecimento: todas as orga-

nizações, empresas, estão acumulando conhecimentos sobre os

nossos comportamentos, sem que estejamos, necessariamente,

cientes disso, dessas intrusões na nossa vida privada e, ao mes-

mo tempo, em nossas relações de consumo. Então, podemos nos

perguntar se essa cultura da contribuição pode conter um ger-

me da resolução dessa crise moral.

Pensamos que, evidentemente, há talvez uma dimen-

são utópica no nosso questionamento, mas, apesar disso, man-

temos esse questionamento, pois parece importante achar uma

maneira de ultrapassar essa situação na qual estamos inseridos,

na maior parte dos países. Nessa situação, uma minoria, uma pe-

quena fração dos indivíduos, pega toda essa riqueza do mundo.

Talvez pudéssemos voltar a explanar o que podería-

mos chamar de cooperação conflitual. Na cooperação conflitual,

a gente coopera, mas, ao mesmo tempo, estamos em conflito,

entre duas lógicas que atravessam o mundo da internet: a lógica

mercantil (de que falamos até agora) e a lógica ativista, que é a

lógica que anima as práticas de resistência. A noção de coopera-

ção conflitual reside em afirmar que existem práticas que apare-

cem no meio da lógica comercial. Uma estudante cujos trabalhos

acompanhamos em Portugal estudou o YouTube e também os

vídeos com conotação política. Ela mostrou um fato que pode ter

mudanças irônicas, nas quais podemos ver que talvez um polí-

tico faça uma declaração, essa declaração aparece em vídeo, e o

vídeo aparece no YouTube. E esse vídeo, que, no início, era algo

de primeiro grau, vai se tornar um material para trabalhar de

forma irônica. Encontramos aqui uma lógica de ativista.

6 A ética e economia da contribuição: em busca

de perspectivas

Vamos agora abordar o que chamamos de “as questões

éticas”. Então, vamos identificar algumas dessas questões éticas.