Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
como o valor de progresso para esses indivíduos que estão por
trás dessa crise de 2008.
Estamos numa dupla assimetria nas relações de poder.
Estamos numa sociedade de dominação, mas estamos numa as-
simetria em termos de relações de conhecimento: todas as orga-
nizações, empresas, estão acumulando conhecimentos sobre os
nossos comportamentos, sem que estejamos, necessariamente,
cientes disso, dessas intrusões na nossa vida privada e, ao mes-
mo tempo, em nossas relações de consumo. Então, podemos nos
perguntar se essa cultura da contribuição pode conter um ger-
me da resolução dessa crise moral.
Pensamos que, evidentemente, há talvez uma dimen-
são utópica no nosso questionamento, mas, apesar disso, man-
temos esse questionamento, pois parece importante achar uma
maneira de ultrapassar essa situação na qual estamos inseridos,
na maior parte dos países. Nessa situação, uma minoria, uma pe-
quena fração dos indivíduos, pega toda essa riqueza do mundo.
Talvez pudéssemos voltar a explanar o que podería-
mos chamar de cooperação conflitual. Na cooperação conflitual,
a gente coopera, mas, ao mesmo tempo, estamos em conflito,
entre duas lógicas que atravessam o mundo da internet: a lógica
mercantil (de que falamos até agora) e a lógica ativista, que é a
lógica que anima as práticas de resistência. A noção de coopera-
ção conflitual reside em afirmar que existem práticas que apare-
cem no meio da lógica comercial. Uma estudante cujos trabalhos
acompanhamos em Portugal estudou o YouTube e também os
vídeos com conotação política. Ela mostrou um fato que pode ter
mudanças irônicas, nas quais podemos ver que talvez um polí-
tico faça uma declaração, essa declaração aparece em vídeo, e o
vídeo aparece no YouTube. E esse vídeo, que, no início, era algo
de primeiro grau, vai se tornar um material para trabalhar de
forma irônica. Encontramos aqui uma lógica de ativista.
6 A ética e economia da contribuição: em busca
de perspectivas
Vamos agora abordar o que chamamos de “as questões
éticas”. Então, vamos identificar algumas dessas questões éticas.