Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
das mídias e são, eventualmente, difundidas e distribuídas, e os
usuários se encontram no final desse processo. Ao passo que, na
web social, os usuários estão no centro do processo. As platafor-
mas utilizadas pelos usuários são, relativamente, de fácil uso. O
uso dessas plataformas requer o mínimo de esforço cognitivo e
técnico, mas não devemos fechar os olhos para o fato de que per-
duram grandes desigualdades – mesmo que essas plataformas
sejam fáceis de utilizar, existem desigualdades. Por isso, vamos
falar da fratura digital para descrever essas desigualdades em
termos de acesso e de apropriação das ferramentas.
Uma segunda característica é o fato de que esses usos
se apoiam em grandes coletivos de usuários
online
; é por isso
que a noção de comunidade é totalmente desnaturalizada, por-
que usávamos (em termos da sociologia) esse termo para falar
de pequenas aldeias, mas aqui estamos falando de Facebook,
com 50 milhões de usuários. Não falamos mais, necessariamen-
te, da mesma coisa, como vocês podem perceber.
Outra característica, então, são os modelos econô-
micos, dos quais falamos anteriormente, que são baseados na
agregação de um número gigantesco de contribuições mínimas.
Portanto, essa produção do valor econômico recorre a uma lógi-
ca do grande número.
Continuando a descrição da cultura da contribuição
na internet, diríamos que, historicamente, a cultura da contri-
buição marcou o desenvolvimento da internet desde o seu iní-
cio. Já quando a internet foi inventada, um dispositivo chamado
request for comments
, ou seja, uma solicitação de comentários,
foi um dos primeiros modos de usar o correio eletrônico entre
os agentes de desenvolvimento de programas. A partir do mo-
mento em que os desenvolvedores de programa tinham alguma
questão ou problema, enviavam a todos os seus pares esses
res-
quests for comments
. E todos os comentários solicitados eram
enviados, sistematicamente, a todos. Então, podemos observar
que, desde a criação da internet, já se vivia numa cultura da con-
tribuição. Os historiadores da internet observaram que várias
inovações importantes dela foram suscitadas pelos próprios
usuários. Por exemplo: o correio eletrônico foi desenvolvido por
um usuário. Isso aconteceu ao longo de toda a história das ino-
vações da internet.