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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

das mídias e são, eventualmente, difundidas e distribuídas, e os

usuários se encontram no final desse processo. Ao passo que, na

web social, os usuários estão no centro do processo. As platafor-

mas utilizadas pelos usuários são, relativamente, de fácil uso. O

uso dessas plataformas requer o mínimo de esforço cognitivo e

técnico, mas não devemos fechar os olhos para o fato de que per-

duram grandes desigualdades – mesmo que essas plataformas

sejam fáceis de utilizar, existem desigualdades. Por isso, vamos

falar da fratura digital para descrever essas desigualdades em

termos de acesso e de apropriação das ferramentas.

Uma segunda característica é o fato de que esses usos

se apoiam em grandes coletivos de usuários

online

; é por isso

que a noção de comunidade é totalmente desnaturalizada, por-

que usávamos (em termos da sociologia) esse termo para falar

de pequenas aldeias, mas aqui estamos falando de Facebook,

com 50 milhões de usuários. Não falamos mais, necessariamen-

te, da mesma coisa, como vocês podem perceber.

Outra característica, então, são os modelos econô-

micos, dos quais falamos anteriormente, que são baseados na

agregação de um número gigantesco de contribuições mínimas.

Portanto, essa produção do valor econômico recorre a uma lógi-

ca do grande número.

Continuando a descrição da cultura da contribuição

na internet, diríamos que, historicamente, a cultura da contri-

buição marcou o desenvolvimento da internet desde o seu iní-

cio. Já quando a internet foi inventada, um dispositivo chamado

request for comments

, ou seja, uma solicitação de comentários,

foi um dos primeiros modos de usar o correio eletrônico entre

os agentes de desenvolvimento de programas. A partir do mo-

mento em que os desenvolvedores de programa tinham alguma

questão ou problema, enviavam a todos os seus pares esses

res-

quests for comments

. E todos os comentários solicitados eram

enviados, sistematicamente, a todos. Então, podemos observar

que, desde a criação da internet, já se vivia numa cultura da con-

tribuição. Os historiadores da internet observaram que várias

inovações importantes dela foram suscitadas pelos próprios

usuários. Por exemplo: o correio eletrônico foi desenvolvido por

um usuário. Isso aconteceu ao longo de toda a história das ino-

vações da internet.