Table of Contents Table of Contents
Previous Page  101 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 101 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Perspectivas para pensar a cultura da

contribuição

online

Perspectives to think about the culture

of online contribution

Serge Proulx

1

Resumo:

Neste capítulo, abordamos a cultura da contribuição

em contexto de uma sociedade mercantil. Refletimos sobre isso

considerando a lógica mercantil em suas relações com a lógica

do dom. A partir desta tensão, formulamos proposições e ques-

tões sobre a cultura da participação, especificando usos e práti-

cas sociais das redes em curso, onde situamos variadas formas

de domínio em jogo (o domínio das ferramentas, o domínio do

capital, o domínio dos códigos) e as novas formas de resistência.

Em nossa argumentação, sugerimos que o capitalismo estaria

entrando numa terceira fase (sucedendo a primeira, produtivis-

ta, e a segunda, consumista): a de uma economia da contribui-

ção. Nessa, coloca-se a questão: como vamos remunerar o traba-

lho contributivo?

Palavras-chave:

cultura, participação, mercados, algoritmo,

resistência.

1

Professor Emérito, École des Médias, Université du Québec àMontréal (Canadá).

Professor associado, Télécom ParisTech (França).