Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Perspectivas para pensar a cultura da
contribuição
online
Perspectives to think about the culture
of online contribution
Serge Proulx
1
Resumo:
Neste capítulo, abordamos a cultura da contribuição
em contexto de uma sociedade mercantil. Refletimos sobre isso
considerando a lógica mercantil em suas relações com a lógica
do dom. A partir desta tensão, formulamos proposições e ques-
tões sobre a cultura da participação, especificando usos e práti-
cas sociais das redes em curso, onde situamos variadas formas
de domínio em jogo (o domínio das ferramentas, o domínio do
capital, o domínio dos códigos) e as novas formas de resistência.
Em nossa argumentação, sugerimos que o capitalismo estaria
entrando numa terceira fase (sucedendo a primeira, produtivis-
ta, e a segunda, consumista): a de uma economia da contribui-
ção. Nessa, coloca-se a questão: como vamos remunerar o traba-
lho contributivo?
Palavras-chave:
cultura, participação, mercados, algoritmo,
resistência.
1
Professor Emérito, École des Médias, Université du Québec àMontréal (Canadá).
Professor associado, Télécom ParisTech (França).