Table of Contents Table of Contents
Previous Page  102 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 102 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Abstract:

In this chapter we discuss the culture of contribution

in the context of a mercantile society. We reflect on this by con-

sidering the mercantile logic in its relations with the logic of gift.

Based on this tension, we formulate propositions and questions

about the culture of participation, specifying ongoing uses and

social practices of networks, where we situate various forms

of domain at stake (the domain of tools, the domain of capital,

the domain of codes) and the new forms of resistance. In our

argument, we suggest that capitalism is entering a third phase

(succeeding the first, productivist phase, and the second, con-

sumerist phase): that of an economy of contribution. In this, the

question is: how are we going to pay for contributory work?

Keywords:

culture, participation,markets, algorithm, resistance.

1

Introdução

Gostaríamos de tentar repensar o que entendemos por

contribuição. Para tanto, vamos situar a contribuição entre dois

polos: o polo do tempo e o da transação mercantil. Isso nos leva-

rá a refletir sobre o que chamaremos de “a forma contribuição”,

“a forma social da contribuição”.

Vamos começar com exemplos do que entendemos por

contribuição

online

. Frequentar

sites

de redes sociais, como o

Facebook; trocar arquivos digitais; postar fotos, vídeos ou áu-

dios no YouTube ou Myspace; contribuir com a Wikipédia; re-

transmitir informações no Twitter; participar de jornalismo

cidadão

online

. Se continuarmos listando exemplos, mas num

nível mais tipológico, podemos ter: o ato de recomendar uma

restauração de um livro; compartilhar e contribuir com um texto

online

; redigir e organizar um texto

online

; criar

hyperlinks

; or-

ganizar um conjunto de documentos; fazer remixagens; publicar

online

; coisas assim.

Diante desse conjunto de exemplos, gostaríamos de

tentar passar a outro nível de generalidade e refletir sobre a

contribuição como tal. Diríamos que, por um lado, podemos de-

finir a contribuição

online

como uma transação mercantil e, por

outro, podemos definir a contribuição como proveniente de uma

lógica da doação. Vamos ver, então, o lado da transação mercan-