Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Abstract:
In this chapter we discuss the culture of contribution
in the context of a mercantile society. We reflect on this by con-
sidering the mercantile logic in its relations with the logic of gift.
Based on this tension, we formulate propositions and questions
about the culture of participation, specifying ongoing uses and
social practices of networks, where we situate various forms
of domain at stake (the domain of tools, the domain of capital,
the domain of codes) and the new forms of resistance. In our
argument, we suggest that capitalism is entering a third phase
(succeeding the first, productivist phase, and the second, con-
sumerist phase): that of an economy of contribution. In this, the
question is: how are we going to pay for contributory work?
Keywords:
culture, participation,markets, algorithm, resistance.
1
Introdução
Gostaríamos de tentar repensar o que entendemos por
contribuição. Para tanto, vamos situar a contribuição entre dois
polos: o polo do tempo e o da transação mercantil. Isso nos leva-
rá a refletir sobre o que chamaremos de “a forma contribuição”,
“a forma social da contribuição”.
Vamos começar com exemplos do que entendemos por
contribuição
online
. Frequentar
sites
de redes sociais, como o
Facebook; trocar arquivos digitais; postar fotos, vídeos ou áu-
dios no YouTube ou Myspace; contribuir com a Wikipédia; re-
transmitir informações no Twitter; participar de jornalismo
cidadão
online
. Se continuarmos listando exemplos, mas num
nível mais tipológico, podemos ter: o ato de recomendar uma
restauração de um livro; compartilhar e contribuir com um texto
online
; redigir e organizar um texto
online
; criar
hyperlinks
; or-
ganizar um conjunto de documentos; fazer remixagens; publicar
online
; coisas assim.
Diante desse conjunto de exemplos, gostaríamos de
tentar passar a outro nível de generalidade e refletir sobre a
contribuição como tal. Diríamos que, por um lado, podemos de-
finir a contribuição
online
como uma transação mercantil e, por
outro, podemos definir a contribuição como proveniente de uma
lógica da doação. Vamos ver, então, o lado da transação mercan-