Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
3 Apontamentos metodológicos: a Teoria
Fundamentada e a escolha do
corpus
O presente texto partiu da proposta de observar os es-
tudos sobre fãs presentes nos sites da Intercom e da Compós
para poder realizar umprimeiromapeamento da produção cien-
tífica brasileira sobre fãs, envolvendo suas comunidades, práti-
cas e produções. A escolha da Intercom e da Compós ocorreu em
função de suas respectivas representatividades na Comunica-
ção, pois correspondem aos dois maiores eventos da área: a In-
tercom na reunião de profissionais e estudantes desde a gradu-
ação, e a Compós, na pós-graduação. Foram avaliadas produções
a partir do ano 2000, somando 14 e 15 anos, respectivamente,
de pesquisas da Comunicação feitas e apresentadas num âmbito
nacional. Nosso foco recaiu, nesse primeiro momento, nos even-
tos, por conta de sua buscabilidade via internet e pela rapidez
na incorporação de citações e o impacto dos trabalhos nas pes-
quisas em desenvolvimento. Para a continuidade do mapeamen-
to seria importante analisar a produção em periódicos da área,
capítulos e livros, bem como as teses e dissertações defendidas
nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.
Para nortear metodologicamente esta pesquisa, esco-
lhemos a Teoria Fundamentada (TF), criada por Barney G. Gla-
ser e Anselm L. Strauss.
A ideia central da TF é, justamente, aquela em que
a teoria deve emergir dos dados, a partir de sua
sistemática observação, comparação, classificação
e análise de similaridades e dissimilaridades. Ela
prevê uma imersão no método tradicional de pes-
quisa, no qual o pesquisador deve ir a campo livre
de suas pré-noções e, portanto, livre de hipóteses
e conceitos e, apenas a partir de sua vivência em-
pírica e do processo do método, é que deve elabo-
rar as hipóteses e os preceitos teóricos. (FRAGOSO
et al., 2011, p. 83).
Na TF a teorização é realizada concomitantemente com
a observação empírica, diferentemente do que é mais recorrente