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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

veis de Mestrado e Doutorado. Entre seus objetivos principais,

conforme seu site informa

5

, estão:

o fortalecimento e qualificação crescentes da Pós-

-Graduação em Comunicação no país; a integração

e intercâmbio entre os Programas existentes, bem

como o apoio à implantação de novos Programas;

o diálogo com instituições afins nacionais e inter-

nacionais; o estímulo à participação da comuni-

dade acadêmica em Comunicação nas políticas do

país para a área, defendendo o aperfeiçoamento

profissional e o desenvolvimento teórico, cultural,

científico e tecnológico no campo da Comunicação.

Através do link “Biblioteca”

6

presente na página inicial

do site da Associação (www.compos.org.br), foi possível realizar

a busca dos trabalhos sobre fãs nos Grupos de Trabalhos (GTs)

apresentados a partir do IX Encontro, ocorrido em 2000, até o

XXIV Encontro, em 2015. No total encontramos 30 GTs, dividi-

dos em 17 GTs atuais e em 13 em memória dos GTs. Foi possí-

vel encontrar cinco trabalhos sobre fãs, em cinco GTs diferentes,

como mostra a Tabela 1 abaixo. O artigo mais antigo destes é de

2006 e o mais recente de 2014. Predominou o GT de Recepção

(um em atuais e o outro em memórias dos GTS), e as discussões

se focam mais em torno do audiovisual: dois sobre telenovelas

brasileiras e dois sobre o reality show Big Brother Brasil, além

de um em torno de música

7

.

5

Disponível em: <http://www.compos.org.br/a_compos.php>. Acesso em: 10

out. 2015.

6

Atualmente o link Biblioteca foi substituído pelo link Anais.

7

Foi possível encontrar outras três pesquisas que abordam fãs, mas elas foram

desconsideradas aqui porque não traziam o termo nas palavras-chave ou no tí-

tulo. Entretanto, conforme o conhecimento das autoras sobre o tema (ou sen-

sibilidade teórica, como discutimos anteriormente), ao olhar rapidamente os

textos, foi possível perceber alguma articulação com o tema, seja como um subi-

tem ou capítulo. Trata-se dos seguintes: a) “Cultura das séries: forma, contexto

e consumo de ficção seriada na contemporaneidade” (2013), de Marcel Vieira

Barreto Silva, no GT Estudos de Televisão; b) “Memórias e memes de afetos em

cenas midiáticas: cosplay e furry” (2015), de Mônica Rebecca Ferrari Nunes, no

GT Memória nas Mídias; e c) “Recepção da trilogia O Hobbit: uma experiência

de pesquisa internacional” (2015), de Valquiria M. John, Laura Seligman e Sa-

rah M. da Costa, no GT Recepção: Processos de Interpretação, Uso e Consumo

Midiático. Como poderia ocorrer que, em algum caso, não percebêssemos a re-