Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
veis de Mestrado e Doutorado. Entre seus objetivos principais,
conforme seu site informa
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, estão:
o fortalecimento e qualificação crescentes da Pós-
-Graduação em Comunicação no país; a integração
e intercâmbio entre os Programas existentes, bem
como o apoio à implantação de novos Programas;
o diálogo com instituições afins nacionais e inter-
nacionais; o estímulo à participação da comuni-
dade acadêmica em Comunicação nas políticas do
país para a área, defendendo o aperfeiçoamento
profissional e o desenvolvimento teórico, cultural,
científico e tecnológico no campo da Comunicação.
Através do link “Biblioteca”
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presente na página inicial
do site da Associação (www.compos.org.br), foi possível realizar
a busca dos trabalhos sobre fãs nos Grupos de Trabalhos (GTs)
apresentados a partir do IX Encontro, ocorrido em 2000, até o
XXIV Encontro, em 2015. No total encontramos 30 GTs, dividi-
dos em 17 GTs atuais e em 13 em memória dos GTs. Foi possí-
vel encontrar cinco trabalhos sobre fãs, em cinco GTs diferentes,
como mostra a Tabela 1 abaixo. O artigo mais antigo destes é de
2006 e o mais recente de 2014. Predominou o GT de Recepção
(um em atuais e o outro em memórias dos GTS), e as discussões
se focam mais em torno do audiovisual: dois sobre telenovelas
brasileiras e dois sobre o reality show Big Brother Brasil, além
de um em torno de música
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.
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Disponível em: <http://www.compos.org.br/a_compos.php>. Acesso em: 10
out. 2015.
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Atualmente o link Biblioteca foi substituído pelo link Anais.
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Foi possível encontrar outras três pesquisas que abordam fãs, mas elas foram
desconsideradas aqui porque não traziam o termo nas palavras-chave ou no tí-
tulo. Entretanto, conforme o conhecimento das autoras sobre o tema (ou sen-
sibilidade teórica, como discutimos anteriormente), ao olhar rapidamente os
textos, foi possível perceber alguma articulação com o tema, seja como um subi-
tem ou capítulo. Trata-se dos seguintes: a) “Cultura das séries: forma, contexto
e consumo de ficção seriada na contemporaneidade” (2013), de Marcel Vieira
Barreto Silva, no GT Estudos de Televisão; b) “Memórias e memes de afetos em
cenas midiáticas: cosplay e furry” (2015), de Mônica Rebecca Ferrari Nunes, no
GT Memória nas Mídias; e c) “Recepção da trilogia O Hobbit: uma experiência
de pesquisa internacional” (2015), de Valquiria M. John, Laura Seligman e Sa-
rah M. da Costa, no GT Recepção: Processos de Interpretação, Uso e Consumo
Midiático. Como poderia ocorrer que, em algum caso, não percebêssemos a re-