Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
futuras referências e contribuição para um resgate histórico da
produção científica sobre fãs no Brasil.
5 A Intercom
Fundada em 1977, em São Paulo/SP, a Sociedade
Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação –
Intercom, de acordo com seu site
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, “estimula o desenvolvimen-
to de produção científica não apenas entre mestres e doutores,
como tambémentre alunos e recém-graduados emComunicação,
oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se
destacam nos eventos promovidos pela entidade”. Anualmente,
a Sociedade realiza um Congresso Nacional, com uma média de
3.500 participantes. Desde 2009, passou a realizar, antes do en-
contro anual, uma versão regional do congresso em cada uma
das cinco regiões do país.
Para nossa proposta, concentramo-nos nos trabalhos
dos congressos nacionais disponíveis para acesso desde 2000
até 2014, correspondentes ao XXIII até a XXXVII Congresso,
acessíveis a partir do link “anais” na página inicial do site da
Intercom (www.intercom.org.br). As divisões dos eixos temáti-
cos na Intercom sofreram muitas mudanças em sua trajetória
histórica. Em 2000, havia 27 Grupos de Trabalhos (GTs), passan-
do no ano seguinte para 18 Núcleos de Pesquisas (NPs). A partir
de 2004, há uma oscilação entre 21 e 19 NPs, até que, em 2009,
são criadas oito Divisões Temáticas (DTs), que se ramificam em
23 GPs e cinco NPs; nos anos seguintes, passam a ser apenas GPs
e oscilam entre 28 e 32 Grupos de Pesquisas. No mais recente
congresso, em 2014, sob as oito DTs, havia 30 GPs.
Até 2004, os trabalhos eram apresentados sem divisão
do nível acadêmico dos participantes; isto é, alunos de gradua-
ção dividiam o espaço com mestrandos e doutores. Em 2005, o
Congresso passa a fazer essa separação com o Intercom Júnior,
espaço voltado para as pesquisas feitas por alunos da gradua-
ção e por graduados há até um ano. No seu primeiro ano, não
havia nenhum DT, GT ou NP; somente a partir de 2007 surgiu
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Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_co
ntent&view=article&id=263&Itemid=85>.