Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
artigos. Na segunda e terceira parte, tratamos, respectivamente,
dos congressos da Compós e da Intercom e na quarta parte fo-
camos nas especificidades das pesquisas sobre fãs no contexto
da cibercultura.
2 Um olhar acadêmico sobre o fã
A definição de fã é tradicionalmente associada ao en-
tretenimento, em que uma pessoa passa a admirar uma celebri-
dade ou obra midiática
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, por exemplo, estrelas de cinema, séries
de TV e histórias em quadrinhos. Diferencia-se de um público
“comum” por ter uma experiência mais aprofundada e engajada.
Um leitor não apenas lê uma obra: ele a reinterpreta, a ressig-
nifica. Há uma forte apropriação para a sua vida cotidiana: sua
identidade cultural é construída a partir dela, como aponta Hills
(GRECO, 2015). Para Jenkins (1992, p. 23), eles “são produto-
res ativos e manipuladores de sentidos”. Nesse sentido, o fã vai
criar um texto próprio (fanfiction), pois não está contente com
os caminhos tomados pelo seu filme ou série preferidos ou, ain-
da, acredita que personagens podem ser mais explorados. E por
que não juntar personagens de diferentes séries em um univer-
so único? As possibilidades são infinitas, ainda mais tratando-se
de investir tempo naquilo de que se gosta.
Geralmente, este fã não se encontra sozinho, compon-
do uma comunidade de fãs, chamada de fandom. E eles não es-
tão mais escondidos em suas comunidades. Matérias em mídias
tradicionais, como o jornal e a televisão, mostram coberturas de
convenções de fãs para um público não fã, como, por exemplo, a
Comic Con
, um dos maiores eventos de cultura pop, que aconte-
ce em San Diego, nos Estados Unidos. Como salienta Sandvoss
(2005, p. 3), “tornou-se impossível discutir consumo popular
sem referência a fandom e teoria sobre fã, assim como se tornou
quase impossível encontrar domínios da vida pública que não
sejam afetados por fandom”. Observando essa relevância, os es-
tudos sobre fãs surgem inicialmente com o intuito de refletir so-
bre diversas questões relacionadas, como as de identidade e de
práticas comunicacionais ligadas às mídias de alta visibilidade.
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Nos estudos sobre fãs são identificados como “texto midiáticos”.