Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
Tabela 1 - Trabalhos sobre fãs na Compós
Ano
Grupo de
Trabalho (GT)
Título
Autor
1
2006 Mídia e recepção
(inativo)
Fãs de autores de te-
lenovelas brasileiras Maria Carmem
Jacob de Souza
2
2009 Recepção: proces-
sos de interpreta-
ção, uso e consu-
mo midiático
O cotidiano ao vivo:
os fãs e o dia-a-dia
na casa do Big Bro-
ther
Bruno Roberto
Campanella
3
2012 Cibercultura
“Esses roquero não
curte”: performance
de gosto e fãs de
música no Unidos
Contra o Rock do
Adriana Amaral
e Camila
Monteiro
4
2012 Comunicação e
sociabilidade
Cultura da diver-
gência: Hierarquia
e disputa em uma
comunidade de fãs
Bruno Roberto
Campanella
5
2014 Práticas interacio-
nais e linguagens
na comunicação Transmidiação e
cultura participa-
tiva: pensando as
práticas textuais de
agenciamento dos
fãs de telenovelas
brasileiras
Yvana Fechine
Todas as cinco pesquisas invocam de alguma forma a
cibercultura, pois se debruçam sobre comunidades online, redes
sociais (Facebook e Orkut), listas de e-mails (grupos do Yahoo), e
mesmo a única que mais poderia se distanciar dela aborda ques-
tões como a transmídia, convergência e cultura participativa, as
quais, por sua vez, englobam a internet e mídias digitais. Porém,
de todas essas, apenas uma se encontra no GT de Cibercultura.
Devido a isso e ao grande volume encontrado na Intercom, resol-
vemos filtrar mais ainda a pesquisa aqui apresentada, focando
apenas nos estudos sobre fãs realizados dentro do equivalente
GT de Cibercultura da Intercom, já que um único trabalho não
permite comparações e parâmetros para a construção de cate-
gorias, embora tenhamos mantido os achados na Compós para
lação de algum termo ou tema com o estudo sobre fãs, resolvemos não consi-
derar trabalhos que não deixem explícita sua relação a “fã” através do título ou
palavras-chave.