Table of Contents Table of Contents
Previous Page  56 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 56 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

Tabela 1 - Trabalhos sobre fãs na Compós

Ano

Grupo de

Trabalho (GT)

Título

Autor

1

2006 Mídia e recepção

(inativo)

Fãs de autores de te-

lenovelas brasileiras Maria Carmem

Jacob de Souza

2

2009 Recepção: proces-

sos de interpreta-

ção, uso e consu-

mo midiático

O cotidiano ao vivo:

os fãs e o dia-a-dia

na casa do Big Bro-

ther

Bruno Roberto

Campanella

3

2012 Cibercultura

“Esses roquero não

curte”: performance

de gosto e fãs de

música no Unidos

Contra o Rock do

Facebook

Adriana Amaral

e Camila

Monteiro

4

2012 Comunicação e

sociabilidade

Cultura da diver-

gência: Hierarquia

e disputa em uma

comunidade de fãs

Bruno Roberto

Campanella

5

2014 Práticas interacio-

nais e linguagens

na comunicação Transmidiação e

cultura participa-

tiva: pensando as

práticas textuais de

agenciamento dos

fãs de telenovelas

brasileiras

Yvana Fechine

Todas as cinco pesquisas invocam de alguma forma a

cibercultura, pois se debruçam sobre comunidades online, redes

sociais (Facebook e Orkut), listas de e-mails (grupos do Yahoo), e

mesmo a única que mais poderia se distanciar dela aborda ques-

tões como a transmídia, convergência e cultura participativa, as

quais, por sua vez, englobam a internet e mídias digitais. Porém,

de todas essas, apenas uma se encontra no GT de Cibercultura.

Devido a isso e ao grande volume encontrado na Intercom, resol-

vemos filtrar mais ainda a pesquisa aqui apresentada, focando

apenas nos estudos sobre fãs realizados dentro do equivalente

GT de Cibercultura da Intercom, já que um único trabalho não

permite comparações e parâmetros para a construção de cate-

gorias, embora tenhamos mantido os achados na Compós para

lação de algum termo ou tema com o estudo sobre fãs, resolvemos não consi-

derar trabalhos que não deixem explícita sua relação a “fã” através do título ou

palavras-chave.