Table of Contents Table of Contents
Previous Page  50 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 50 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

cibercultura. A partir da coleta e análise desse conjunto de da-

dos, foi possível observar dois eixos temáticos predominantes

nos estudos sobre fãs produzidos nacionalmente na área: 1) as

mídias e os fãs; 2) a cultura e o fandom; além de alguns aponta-

mentos epistemológicos embrionários a respeito das pesquisas

sobre fãs na Comunicação.

Palavras-chave:

Estudos de fãs. Epistemologia. Comunicação.

Abstract

: This paper presents a mapping of the academic fan

studies in the context of communication studies in Brazil, focus-

ing on researches presented from 2000 to 2014 at the two big-

gest Brazilian conferences in the field: Compós and Intercom.

Our methodology was Grounded Theory and as we coded the

first categories we deepened the analysis on the relations be-

tween fan studies and cyberculture. On the basis of the data col-

lection and analysis it was possible to identify two major topics:

1) media and fans; 2) culture and fandom. Besides that, we also

address some initial epistemological discussions about the na-

ture of Brazilian fan studies in the field of communication.

Keywords:

Fan studies. Epistemology. Communication.

1 Introdução

O presente capítulo buscou fazer um mapeamento da

produção científica sobre fãs no Brasil entre 2000 e 2014, tendo

como ponto de partida as pesquisas apresentadas nos congres-

sos da Compós e da Intercom, sendo ambas escolhidas pelo re-

conhecimento de seus eventos na área da Comunicação. A Teo-

ria Fundamentada nos forneceu as bases teórico-metodológicas

para a coleta e análise dos dados, de forma a possibilitar a cons-

trução de categorias para se refletir sobre o tema. Foi possível

perceber dois eixos temáticos predominantes nos estudos sobre

fãs encontrados nos grupos de pesquisas de cibercultura, além

de outros apontamentos epistemológicos envolvendo as pesqui-

sas sobre fãs na Comunicação. A estrutura do artigo foi dividida

em quatro etapas. Na primeira, discutimos os protocolos e pro-

cedimentos metodológicos da coleta de dados para análise dos