Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Os estudos de fãs no Brasil na área da
Comunicação a partir da Compós e da
Intercom no contexto da cibercultura
(2000-2014)
Brazilian fan studies in the field of
Communication based on Compós and Intercom
in the context of cyberculture (2000-2014)
Adriana Amaral
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Giovana Santana Carlos
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Resumo:
O artigo apresenta um mapeamento da produção aca-
dêmica dos estudos de fãs no contexto do campo da Comunica-
ção no Brasil entre 2000 e 2014, centrando-nos nas pesquisas
apresentadas nos congressos da Compós e da Intercom. A meto-
dologia utilizada para a observação foi a da Teoria Fundamenta-
da, e com a codificação das primeiras categorias aprofundamos
a análise nos estudos de fãs em diálogo com os fenômenos da
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É professora do PPG em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
(UNISINOS), pesquisadora do CNPq e líder do grupo CULTPOP – Cultura Pop,
Comunicação e Tecnologia. Realizou estágio pós-doutoral em Mídia, Cultura e
Comunicação na University of Surrey (Reino Unido) e doutorado em Comuni-
cação Social pela PUCRS com estágio de doutorado no Boston College (EUA).
Bolsista PQ2-CNPQ. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8210260553342144.
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Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNI-
SINOS) e bolsista do CNPq. É mestre em Comunicação e Linguagens pela Univer-
sidade Tuiuti do Paraná (UTP) e jornalista pela Universidade de Passo Fundo
(UPF). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6816246438654063.