Table of Contents Table of Contents
Previous Page  49 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 49 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

Os estudos de fãs no Brasil na área da

Comunicação a partir da Compós e da

Intercom no contexto da cibercultura

(2000-2014)

Brazilian fan studies in the field of

Communication based on Compós and Intercom

in the context of cyberculture (2000-2014)

Adriana Amaral

1

Giovana Santana Carlos

2

Resumo:

O artigo apresenta um mapeamento da produção aca-

dêmica dos estudos de fãs no contexto do campo da Comunica-

ção no Brasil entre 2000 e 2014, centrando-nos nas pesquisas

apresentadas nos congressos da Compós e da Intercom. A meto-

dologia utilizada para a observação foi a da Teoria Fundamenta-

da, e com a codificação das primeiras categorias aprofundamos

a análise nos estudos de fãs em diálogo com os fenômenos da

1

É professora do PPG em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

(UNISINOS), pesquisadora do CNPq e líder do grupo CULTPOP – Cultura Pop,

Comunicação e Tecnologia. Realizou estágio pós-doutoral em Mídia, Cultura e

Comunicação na University of Surrey (Reino Unido) e doutorado em Comuni-

cação Social pela PUCRS com estágio de doutorado no Boston College (EUA).

Bolsista PQ2-CNPQ. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8210260553342144.

2

Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNI-

SINOS) e bolsista do CNPq. É mestre em Comunicação e Linguagens pela Univer-

sidade Tuiuti do Paraná (UTP) e jornalista pela Universidade de Passo Fundo

(UPF). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6816246438654063.