Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
sas de subculturas, tribos urbanas e cenas musicais, nas quais
encontramos possíveis sinônimos, mas nem sempre equivalen-
tes, como, por exemplo, punk e
headbangers
(participantes da
cena do metal). Seria interessante considerar que alguns termos
como “torcedores” e “fiéis” foram bastante encontrados, porém
seria necessário fazer uma discussão da questão do futebol nas
pesquisas, uma vez que, no caso anglo-saxão, fã e torcedor mui-
tas vezes são estudados a partir da pesquisa dos estudos de fãs.
De qualquer forma, salientamos que os estudos sobre fãs, os es-
tudos sobre celebridades e os estudos sobre subculturas estão
relacionados em suas origens (são estudos coirmãos) e articula-
dos às questões midiáticas. Tais demarcações aqui foram feitas
apenas com o intuito de refinar o recorte de observação.
Após a coleta de dados, estes devem ser organizados
no que a TF denomina como codificação. “O processo de codifi-
cação dá-se basicamente através da construção de categorias a
partir da sistematização da análise dos dados e da construção
de memos teóricos a partir das observações de campo e das pró-
prias categorias geradas” (FRAGOSO et al., 2011, p. 94). Os me-
mos teóricos são os escritos durante a análise a partir da obser-
vação de campo. Assim, a partir dos dados coletados começamos
a codificação até chegar à construção de dois eixos temáticos e
alguns subtemas presentes nos trabalhos sobre fãs encontrados
no contexto da cibercultura. Uma observação importante é a de
que trabalhamos com os eixos temáticos, mas que seria perti-
nente em outro momento descrever e analisar os objetos de-
batidos
per se
. Uma vez que muitos desses estudos se centram,
muitas vezes, em comportamentos, identidades e um conjunto
de práticas e relacionamentos midiáticos, tais objetos como sé-
ries, franquias, etc. nos parecem importantes não apenas para se
pensar a audiência, mas também suas produções.
4 A Compós
Fundada em 1991, a Associação Nacional dos Progra-
mas de Pós-Graduação em Comunicação ou Compós reúne anu-
almente estudantes, professores e pesquisadores associados aos
Programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil nos ní-