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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

sas de subculturas, tribos urbanas e cenas musicais, nas quais

encontramos possíveis sinônimos, mas nem sempre equivalen-

tes, como, por exemplo, punk e

headbangers

(participantes da

cena do metal). Seria interessante considerar que alguns termos

como “torcedores” e “fiéis” foram bastante encontrados, porém

seria necessário fazer uma discussão da questão do futebol nas

pesquisas, uma vez que, no caso anglo-saxão, fã e torcedor mui-

tas vezes são estudados a partir da pesquisa dos estudos de fãs.

De qualquer forma, salientamos que os estudos sobre fãs, os es-

tudos sobre celebridades e os estudos sobre subculturas estão

relacionados em suas origens (são estudos coirmãos) e articula-

dos às questões midiáticas. Tais demarcações aqui foram feitas

apenas com o intuito de refinar o recorte de observação.

Após a coleta de dados, estes devem ser organizados

no que a TF denomina como codificação. “O processo de codifi-

cação dá-se basicamente através da construção de categorias a

partir da sistematização da análise dos dados e da construção

de memos teóricos a partir das observações de campo e das pró-

prias categorias geradas” (FRAGOSO et al., 2011, p. 94). Os me-

mos teóricos são os escritos durante a análise a partir da obser-

vação de campo. Assim, a partir dos dados coletados começamos

a codificação até chegar à construção de dois eixos temáticos e

alguns subtemas presentes nos trabalhos sobre fãs encontrados

no contexto da cibercultura. Uma observação importante é a de

que trabalhamos com os eixos temáticos, mas que seria perti-

nente em outro momento descrever e analisar os objetos de-

batidos

per se

. Uma vez que muitos desses estudos se centram,

muitas vezes, em comportamentos, identidades e um conjunto

de práticas e relacionamentos midiáticos, tais objetos como sé-

ries, franquias, etc. nos parecem importantes não apenas para se

pensar a audiência, mas também suas produções.

4 A Compós

Fundada em 1991, a Associação Nacional dos Progra-

mas de Pós-Graduação em Comunicação ou Compós reúne anu-

almente estudantes, professores e pesquisadores associados aos

Programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil nos ní-