Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
nidade “Odeio acordar cedo” poderia se dar apenas para que o
distintivo da comunidade aparecesse no perfil.
Apesar de ter constantes mudanças, o Facebook é um
pouco diferente do Orkut neste sentido também. Não há exata-
mente o mesmo conceito de distintivo, mas, da mesma forma,
os usuários possuem um tipo de “etiqueta” vinculada à sua re-
presentação pessoal na rede social; ou seja, quando uma pessoa
curte uma página, ela pode demonstrar publicamente esta infor-
mação em seu perfil pessoal.
Os motivos que levam uma pessoa a filiar-se a um ou ou-
tro grupo ou página do Facebook podem ser variados, e a constru-
ção de uma identidade pode ser considerada uma destas razões,
ainda mais assumindo as configurações e mutações da sociedade
midiatizada, repletas de mudanças e pluralidades nas identidades
dos indivíduos, ou “crises de identidade” (HALL, 2001).
Ainda dentro do que diz Stuart Hall (2001), diferente-
mente das construções de identidade nas sociedades pré-mo-
dernas, em que as estruturas sociais se compunham com base
na família, na religião e por alguns tipos de regulação do estado,
a ideia de pós-modernidade traria consigo uma abertura no que
diz respeito à construção de identidade, permitindo que as pes-
soas simplesmente “tornem-se” o que desejam ser, ou se apre-
sentem como o que querem ser, ou se mostrem como desejam
ser vistas. Passa a ser aceitável que uma identidade seja produ-
zida socialmente, levando-se em consideração o contexto em
que os indivíduos estão inseridos, o que vivenciam, o que alme-
jam, o que lhes dá prazer ou os angustia. A tecnologia favorece o
dinamismo nas formações e transformações de identidade, que
acontecem de forma ainda mais ágil, com efeitos da globalização
e trocas comunicacionais cada vez mais rápidas.
6 Estratégias metodológicas
Uma das primeiras etapas ao definir os objetos a se-
rem observados foi a de realizar uma busca dentro do próprio
Facebook para encontrar páginas que se enquadrassem na temá-
tica (mulheres que jogam video games). O Facebook não é uma
rede social reconhecida por investir esforços em suas ferramen-
tas de busca; portanto, foi preciso variar bastante os termos da