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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

nidade “Odeio acordar cedo” poderia se dar apenas para que o

distintivo da comunidade aparecesse no perfil.

Apesar de ter constantes mudanças, o Facebook é um

pouco diferente do Orkut neste sentido também. Não há exata-

mente o mesmo conceito de distintivo, mas, da mesma forma,

os usuários possuem um tipo de “etiqueta” vinculada à sua re-

presentação pessoal na rede social; ou seja, quando uma pessoa

curte uma página, ela pode demonstrar publicamente esta infor-

mação em seu perfil pessoal.

Os motivos que levam uma pessoa a filiar-se a um ou ou-

tro grupo ou página do Facebook podem ser variados, e a constru-

ção de uma identidade pode ser considerada uma destas razões,

ainda mais assumindo as configurações e mutações da sociedade

midiatizada, repletas de mudanças e pluralidades nas identidades

dos indivíduos, ou “crises de identidade” (HALL, 2001).

Ainda dentro do que diz Stuart Hall (2001), diferente-

mente das construções de identidade nas sociedades pré-mo-

dernas, em que as estruturas sociais se compunham com base

na família, na religião e por alguns tipos de regulação do estado,

a ideia de pós-modernidade traria consigo uma abertura no que

diz respeito à construção de identidade, permitindo que as pes-

soas simplesmente “tornem-se” o que desejam ser, ou se apre-

sentem como o que querem ser, ou se mostrem como desejam

ser vistas. Passa a ser aceitável que uma identidade seja produ-

zida socialmente, levando-se em consideração o contexto em

que os indivíduos estão inseridos, o que vivenciam, o que alme-

jam, o que lhes dá prazer ou os angustia. A tecnologia favorece o

dinamismo nas formações e transformações de identidade, que

acontecem de forma ainda mais ágil, com efeitos da globalização

e trocas comunicacionais cada vez mais rápidas.

6 Estratégias metodológicas

Uma das primeiras etapas ao definir os objetos a se-

rem observados foi a de realizar uma busca dentro do próprio

Facebook para encontrar páginas que se enquadrassem na temá-

tica (mulheres que jogam video games). O Facebook não é uma

rede social reconhecida por investir esforços em suas ferramen-

tas de busca; portanto, foi preciso variar bastante os termos da