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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

de pesquisas retidos durante um determinado tempo, antes de

publicá-los. Hoje, estamos numa sobreposição de estudos de so-

ciólogos e estudos de

marketing

. Há cada vez mais uma força do

marketing

em relação aos estudos de uso. Podemos dizer, tam-

bém, que nas universidades, nos centros de pesquisa, temos gru-

pos de pesquisadores que desenvolvem orientações epistemoló-

gicas diferentes, ideologias divergentes e podem ter abordagens

diferentes dos usos, variando em função das suas orientações.

As problemáticas dos estudos de uso são construídas pelos

pesquisadores e por aqueles que encomendam os estudos. Há

aí uma relação de forças assimétrica, e os que encomendam os

estudos têm a última palavra. Um desafio teórico e metodológico

para os pesquisadores está em como pensar juntos o registro do

micro e do macrossociológico.

Gostaríamos de apresentar três desafios para o futuro

das pesquisas sobre os usos. O primeiro deles é evitar toda e

qualquer problematização dos objetos comunicacionais que os

reduziria ao

status

de simples dispositivos técnicos. Os objetos

comunicacionais não são simplesmente dispositivos técnicos.

Eles têm numerosas dimensões.

O segundo desafio está no fato de precisarmos articu-

lar os trabalhos sobre os usos com as tradições de pesquisa em

estudos de tecnologia. Há uma interface a estabelecer entre os

campos das ciências da informação e da comunicação e o domí-

nio das ciências que estudam a tecnologia.

O terceiro desafio é a necessidade de desenvolver abor-

dagens interdisciplinares para pensar os usos em nível micro e

macro, ao mesmo tempo. E buscar elementos em várias discipli-

nas para se conseguir pensar os usos.

Referências

ARVIDSSON, Adam; COLLEONI, Elanor.

Value in Informational

Capitalism and on the Internet.

The Information

Society:

An International Journal, v. 28, n. 3, p. 135-150,

2012.

GRANJON, Fabien. Le web fait-il les révolutions? Nos vies numé-

riques.

Mensuel

, n. 229, p. 01-06, 2011.