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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

e da tecnologia, que criticam. A decorrência básica é que o uso

material dos meios não é infraestrutura das dimensões icônico-

-simbólicas em jogo.

2.4 Acionamentos sociais dos meios

Nesta perspectiva, a discussão sobre o acesso, o uso, a

utilização, a prática e as apropriações deve se referir não, pri-

meiramente, aos meios técnico e tecnológico. Há, antes disso,

no contato com os meios, uma disposição aos meios conforme

o lugar de representação icônico-simbólica que o meio ocupa.

Ou seja, o primeiro contato de um usuário com o meio é com o

lugar de representação de algo que este ocupa (seu valor icôni-

co-simbólico), e só secundariamente aciona (intuitiva, percepti-

va, sensorial e cognitivamente) o seu valor funcional (técnico e

tecnológico, material). A proliferação do imaginário é indício de

que a semiose ultrapassa os sentidos funcionais ligados à técni-

ca, a montante e a jusante, mesmo que estes sejam base material

desta proliferação.

3 Dos usos às apropriações: questões

Lembro-me aqui de um museu antropológico em

Genebra. Uma foto em que “índios” de uma tribo utilizam o pen-

te como adorno, de um lado, e um pequeno espelho, pendurado

aos cabelos, do outro. Não são a técnica e a tecnologia que de-

finem o uso, portanto. Há um lugar de representação icônico-

-simbólica, que antecipa seu uso técnico e tecnológico, os quais

compõem, com seu lugar de objeto-signo, as materialidades dos

meios.

As questões levantadas sobre o acesso, o uso, a utili-

zação, a prática e as apropriações devem se referir, portanto, a

cada um dos meios designados (o signo; a tecnologia e a técni-

ca; o sociossimbólico), mas também aos seus desdobramentos

matriciais, em que um agencia o outro, de forma acoplada ou

em deslizamentos de suas camadas sobrepostas, que produzem

sentidos inesperados. Há acoplamento quando é possível tradu-

zir lógicas. Há acoplamentos entre o algoritmo e a imagem. Mas

não há acoplamento entre a música e a imagem. Esses dois re-