Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
concept of technique and technology. Subsequently, we articu-
late these concepts with theoretical reflections on access, use,
practices and appropriation of technology. At the intersection
of these paradigmatic perspectives, we propose questions and
reflexive propositions to situate the problem of technique and
technology in the field of communication studies. We finish our
paper by presenting the main challenges of the communication
research today.
Keywords:
technique, communicational objects, uses, practices,
social appropriation of technology.
1 Introdução
O que é um objeto comunicacional? Uma primeira defi-
nição desse objeto comunicacional é de que ele seria um media-
dor não humano que pode gerar interações entre humanos. Um
objeto comunicacional, por exemplo, é o telefone. Uma segunda
definição, breve, é a de que ele é um objeto técnico que age como
suporte para as práticas de comunicação.
Há também uma série de quatro definições que recor-
rem, cada uma, a tradições diferentes de pesquisa. A primeira
delas é a de que o objeto comunicacional é um dispositivo téc-
nico, geralmente conectado a uma rede, que pode induzir in-
terações sociais específicas e participar de uma reorganização
do tecido das relações humanas. Nessa definição, valoriza-se a
questão do dispositivo técnico, mas que é algo que se insere no
tecido das relações humanas.
A segunda definição é a de um artefato cognitivo, que
pode desempenhar o papel de apoio cognitivo em situações de
comunicação. Poderíamos concentrar essa definição dizendo
que ele é um objeto com o qual pensamos. Digamos que um com-
putador é um objeto com o qual pensamos. Esta noção de apoio
cognitivo é importante porque o seu autor, Donald Norman, tem
formação em psicologia e se tornou um
designer
de interfaces;
o seu campo, então, é o que chamamos, em inglês, de
Human-
Computer Interaction
, ou seja, ele trabalha no campo das intera-
ções entre o ser humano e o computador. Foi ele que apresentou
essa noção de apoio cognitivo, ou seja, a ideia de que se busca