Table of Contents Table of Contents
Previous Page  41 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 41 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Paradigmas para pensar os usos dos

objetos comunicacionais

1

Paradigms to think the use of

communicational objects

Serge Proulx

2

Resumo:

Neste capítulo, apresentamos os conceitos de objetos

comunicacionais em diversas perspectivas que complexificam

o conceito de técnica e tecnologia. Posteriormente, articulamos

esses conceitos com as reflexões teóricas sobre o acesso, o uso,

as práticas e apropriações. No cruzamento destas perspectivas

paradigmáticas, encontramos questões e proposições de refle-

xão para situar a problemática da técnica e da tecnologia nos es-

tudos de comunicação. Finalizamos apresentando os principais

desafios da pesquisa atualmente.

Palavras-chave:

técnica, tecnologia, objetos comunicacionais,

usos, práticas, apropriações.

Abstract:

In this chapter we present the concepts of commu-

nicational objects in diverse perspectives that complexify the

1

Este artigo foi traduzido por Stephane Gutfreund e Vanise Dresch. Revisão da

tradução: Jairo Ferreira. Atualiza reflexões desenvolvidas por Serge Proulx no

seminário da Escola de Altos Estudos intitulado

“Mutação da comunicação:

Emergência de uma cultura da contribuição na era digital”

, realizado em

abril de 2013.

2

Professor Emérito, École des Médias, Université du Québec àMontréal (Canadá).

Professor associado, Télécom ParisTech (França).