Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Paradigmas para pensar os usos dos
objetos comunicacionais
1
Paradigms to think the use of
communicational objects
Serge Proulx
2
Resumo:
Neste capítulo, apresentamos os conceitos de objetos
comunicacionais em diversas perspectivas que complexificam
o conceito de técnica e tecnologia. Posteriormente, articulamos
esses conceitos com as reflexões teóricas sobre o acesso, o uso,
as práticas e apropriações. No cruzamento destas perspectivas
paradigmáticas, encontramos questões e proposições de refle-
xão para situar a problemática da técnica e da tecnologia nos es-
tudos de comunicação. Finalizamos apresentando os principais
desafios da pesquisa atualmente.
Palavras-chave:
técnica, tecnologia, objetos comunicacionais,
usos, práticas, apropriações.
Abstract:
In this chapter we present the concepts of commu-
nicational objects in diverse perspectives that complexify the
1
Este artigo foi traduzido por Stephane Gutfreund e Vanise Dresch. Revisão da
tradução: Jairo Ferreira. Atualiza reflexões desenvolvidas por Serge Proulx no
seminário da Escola de Altos Estudos intitulado
“Mutação da comunicação:
Emergência de uma cultura da contribuição na era digital”
, realizado em
abril de 2013.
2
Professor Emérito, École des Médias, Université du Québec àMontréal (Canadá).
Professor associado, Télécom ParisTech (França).