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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

eles fazem com estes conteúdos na sua vida cotidiana ou na sua

vida pública. b) A segunda ideia são todas as imposições, as res-

trições postas pelas interfaces que limitam e orientam as es-

tratégias de interpretação dos internautas. Há um trabalho

inteiro a ser realizado para tentarmos desconstruir aquilo

que constitui as interfaces; ou seja, entrar nas entranhas das

interfaces, aprofundar, ir buscar os algoritmos, os códigos

informáticos, os

softwares

. Acho que é um trabalho que re-

quer a colaboração não só de sociólogos e especialistas em

comunicação, mas também de especialistas do mundo da in-

formática e, a rigor, a participação de matemáticos. Acho que

precisamos de equipes interdisciplinares para trabalhar nas

entranhas da

web

social.

c) Outra ideia é sobre a dupla articulação, a junção ne-

cessária entre modelos de análise que provêm da tradição dos

estudos de uso e modelos de análise que provêm da tradição

de estudos de recepção. Quanto aos estudos de uso, refletimos

muito em termos de apropriação do objeto técnico, estamos

mais do lado do caráter material do objeto técnico. Quanto

aos estudos de recepção, nós valorizamos a questão da inter-

pretação e da produção de significação, portanto a questão do

universo simbólico. Acho que precisamos trabalhar para arti-

cular o material e o simbólico. E acho que este é um caminho

interessante para desenvolvermos novos modos de estudar a

recepção no futuro.

d) Considero que devemos, também, continuar com

o trabalho de desconstrução das categorias a partir das quais

pensamos a figura do público, mas também desconstruir as ca-

tegorias a partir das quais pensamos a questão da recepção.

Caminhos interessantes podem ser buscados na construção de

abordagens híbridas que tomam de empréstimo proposições

de várias tradições de estudos. Falei em combinar estudos de

recepção e estudos de uso; acho que também podemos combi-

ná-los com estudos de política. Um exemplo: eu já realizei tra-

balhos nesse sentido para relacionar estudos de recepção com

análises políticas da difusão e com controvérsias sobre a regu-

lação e a governança de um novo ambiente midiático global.