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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

televisivo global, temos essa ideia de que hoje estamos assis-

tindo menos a programas específicos e mais a superprogramas

globais. Estamos, então, conectados com um fluxo visual, e as

codificações intertextuais parecem ser importantes neste con-

texto em que os processos de intertextualidade desempenham

um papel primordial na ideia de conexão com o fluxo global de

imagem.

Rumo à quarta geração?

Abordo agora a questão: será que estamos diante da

emergência de uma quarta geração de trabalhos sobre recep-

ção? Ou seja, o que estão se tornando os estudos de recepção em

tempos de

web

social e em tempos de um crescimento da comu-

nicação entre pares em detrimento da comunicação de massa?

Manuel Castells escreveu um artigo sobre isso no jor-

nal

Le Monde

. Ele afirma que as mídias sociais dão a oportuni-

dade de vermos surgir um novo tipo de mídia, que ele chama

de mídia pessoal de comunicação de massa. A partir de casa, ou

simplesmente a partir de um

smartphone

, nós podemos emitir

mensagens que vão ter uma difusão global. Há todo um novo

contexto para refletirmos sobre o poder da comunicação. Como

se transformam, neste contexto, as noções de público e audiên-

cia? Será que são comunidades de usuários, será que podería-

mos falar de público em rede? Há uma reflexão sobre o público

dos

blogs

. Qual é o público dos

blogs

? Parece que a maioria – vi

alguns estudos sobre isso – tem como público o próprio bloguei-

ro. Evidentemente existem

blogs

muito populares, mas a maioria

não consegue encontrar um público. Há trabalhos muito interes-

santes a serem realizados sobre o público dos

blogs

.

Assistimos, então, a uma transformação da escuta da

televisão, a um desmantelamento das fronteiras entre vida pri-

vada e vida pública. Fui convidado, no mês de outubro de 2012,

a participar de um seminário acerca de crianças mutantes, uma

reflexão sobre como o mundo das crianças se transforma em

tempos de

web

social. E, nesta oportunidade, eu queria aprofun-

dar uma reflexão que foi apresentada por pesquisadores britâni-

cos a respeito da ideia de que a

internet

introduz o mundo públi-