Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
televisivo global, temos essa ideia de que hoje estamos assis-
tindo menos a programas específicos e mais a superprogramas
globais. Estamos, então, conectados com um fluxo visual, e as
codificações intertextuais parecem ser importantes neste con-
texto em que os processos de intertextualidade desempenham
um papel primordial na ideia de conexão com o fluxo global de
imagem.
Rumo à quarta geração?
Abordo agora a questão: será que estamos diante da
emergência de uma quarta geração de trabalhos sobre recep-
ção? Ou seja, o que estão se tornando os estudos de recepção em
tempos de
web
social e em tempos de um crescimento da comu-
nicação entre pares em detrimento da comunicação de massa?
Manuel Castells escreveu um artigo sobre isso no jor-
nal
Le Monde
. Ele afirma que as mídias sociais dão a oportuni-
dade de vermos surgir um novo tipo de mídia, que ele chama
de mídia pessoal de comunicação de massa. A partir de casa, ou
simplesmente a partir de um
smartphone
, nós podemos emitir
mensagens que vão ter uma difusão global. Há todo um novo
contexto para refletirmos sobre o poder da comunicação. Como
se transformam, neste contexto, as noções de público e audiên-
cia? Será que são comunidades de usuários, será que podería-
mos falar de público em rede? Há uma reflexão sobre o público
dos
blogs
. Qual é o público dos
blogs
? Parece que a maioria – vi
alguns estudos sobre isso – tem como público o próprio bloguei-
ro. Evidentemente existem
blogs
muito populares, mas a maioria
não consegue encontrar um público. Há trabalhos muito interes-
santes a serem realizados sobre o público dos
blogs
.
Assistimos, então, a uma transformação da escuta da
televisão, a um desmantelamento das fronteiras entre vida pri-
vada e vida pública. Fui convidado, no mês de outubro de 2012,
a participar de um seminário acerca de crianças mutantes, uma
reflexão sobre como o mundo das crianças se transforma em
tempos de
web
social. E, nesta oportunidade, eu queria aprofun-
dar uma reflexão que foi apresentada por pesquisadores britâni-
cos a respeito da ideia de que a
internet
introduz o mundo públi-