

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Os dados originados a partir dessas informações
se agregam economicamente, constituindo o Capitalismo
Informacional. Trata-se da monetização de conteúdos e dados
sociais. Assim, uma plataforma capta as contribuições e produz
valor econômico a partir da agregação de uma enorme quanti-
dade de pequenas contribuições (
crowdsourcing
).
As ações de contribuição flutuam entre ações do
Homo
Oeconomicus
e do
Homo Donator
, nem exclusivamente de um,
nem de outro, porém de ambos (PROULX, 2012a). Essa forma
de agir é definida por relações horizontais de troca, de reco-
nhecimento. O reconhecimento se distingue da admiração, pois
esta seria uma relação vertical, como entre uma celebridade e
seu fã. Já as ações horizontais podem gerar trocas entre pares
e pessoas cujo reconhecimento identitário causa sensação de
pertencimento e comunidade.
A contribuição, por outro lado, é considerada pelos
próprios contribuintes como uma lógica de doação por reci-
procidade. O perfil do contribuinte é definido de acordo com a
reputação de suas contribuições, o que culmina em certo reco-
nhecimento simbólico, próprio da ordem da doação. Essa ação
resulta em um
capital de reputação
. No caso do CMI-Brasil, esse
efeito pode ser percebido na valorização de alguns dos coletivos
e no fechamento de outros, sem que exista uma ruptura, per-
mitindo que novas ideias surjam, novas concepções e forma-
ções circulem. Nesse fluxo, destacam-se a Mídia Ninja, Coletivo
Catarse (RS) e até mesmo a ativação de antigos pontos de co-
letivos do próprio CMI na cidade de São Paulo. Estes circuitos
são conectados e contemplam as oscilações e marcas de uma
sociedade, por isso, também denotam flexibilidade própria de
internet, mantendo as estruturas dos coletivos de mídia tam-
bém fluidas. Outros exemplos dessa relação são os blogs e portais
de crítica midiática, ou até mesmo os observatórios de impren-
sa, nos quais usuários (geralmente ligados profissionalmente à
comunicação social, é verdade!) defendem pontos de vista crí-
ticos em relação aos produtos midiáticos e seus impactos so-
ciais. Esses contribuintes estão em linha direta com os leitores
de tais espaços e com os conteúdos básicos para tais discussões.
Os blogs têm duas principais finalidades: “fiscalizar os veícu-