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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Os dados originados a partir dessas informações

se agregam economicamente, constituindo o Capitalismo

Informacional. Trata-se da monetização de conteúdos e dados

sociais. Assim, uma plataforma capta as contribuições e produz

valor econômico a partir da agregação de uma enorme quanti-

dade de pequenas contribuições (

crowdsourcing

).

As ações de contribuição flutuam entre ações do

Homo

Oeconomicus

e do

Homo Donator

, nem exclusivamente de um,

nem de outro, porém de ambos (PROULX, 2012a). Essa forma

de agir é definida por relações horizontais de troca, de reco-

nhecimento. O reconhecimento se distingue da admiração, pois

esta seria uma relação vertical, como entre uma celebridade e

seu fã. Já as ações horizontais podem gerar trocas entre pares

e pessoas cujo reconhecimento identitário causa sensação de

pertencimento e comunidade.

A contribuição, por outro lado, é considerada pelos

próprios contribuintes como uma lógica de doação por reci-

procidade. O perfil do contribuinte é definido de acordo com a

reputação de suas contribuições, o que culmina em certo reco-

nhecimento simbólico, próprio da ordem da doação. Essa ação

resulta em um

capital de reputação

. No caso do CMI-Brasil, esse

efeito pode ser percebido na valorização de alguns dos coletivos

e no fechamento de outros, sem que exista uma ruptura, per-

mitindo que novas ideias surjam, novas concepções e forma-

ções circulem. Nesse fluxo, destacam-se a Mídia Ninja, Coletivo

Catarse (RS) e até mesmo a ativação de antigos pontos de co-

letivos do próprio CMI na cidade de São Paulo. Estes circuitos

são conectados e contemplam as oscilações e marcas de uma

sociedade, por isso, também denotam flexibilidade própria de

internet, mantendo as estruturas dos coletivos de mídia tam-

bém fluidas. Outros exemplos dessa relação são os blogs e portais

de crítica midiática, ou até mesmo os observatórios de impren-

sa, nos quais usuários (geralmente ligados profissionalmente à

comunicação social, é verdade!) defendem pontos de vista crí-

ticos em relação aos produtos midiáticos e seus impactos so-

ciais. Esses contribuintes estão em linha direta com os leitores

de tais espaços e com os conteúdos básicos para tais discussões.

Os blogs têm duas principais finalidades: “fiscalizar os veícu-