Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
necem equipamentos, hospedagem, servidores de rede, entre
outros. Além disso, fazem grande uso das redes sociais, como o
Facebook, que captam contribuições voluntárias não só para a
formação do serviço que controlam, mas também porque essas
contribuições regulares geram valor econômico no novo regime
do capitalismo imaterial (PROULX, 2012a).
Na cultura da convergência e participação (JENKINS,
2009), o consumo, a produção e a circulação são entendidos
como processos que envolvem a participação e a interatividade,
resultando no perfil de um receptor que também produz con-
teúdo, denominado prossumidor. Em geral, as definições de
pro-
sumer
partem do conceito de Toffler (1980), pelo qual se enten-
de o usuário a partir das funções de produtor e consumidor cul-
tural, que encontra na internet e nos equipamentos multimídia
um ambiente favorável para o desenvolvimento de conteúdos,
consumo e difusão de informação.
Para dar uma maior complexidade aos processos es-
tudados, aponta-se a perspectiva de
prosumers
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como cocriado-
res de produtos e serviços e como contribuidores, entendendo
contribuição como uma forma de expressão dos sujeitos, mas
também como combustível da produção capitalista (PROULX,
2012a). Para Proulx (2012b), a mutação da comunicação ante-
vê a emergência de uma
Cultura da Contribuição
na era digital,
na qual a
Contribuição
se situa entre a doação e a transação mer-
cantil. O “contribuinte” deposita um conteúdo no universo digi-
tal e tira daí uma satisfação, o que já se aproxima de uma tran-
sação mercantil. Mas o contribuinte é, concomitantemente, um
produtor de conteúdo e um fornecedor de dados, rastros para
a formação de um perfil consumidor criado como um vínculo
entre o identificador IP
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de seu equipamento e as plataformas
digitais.
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Este entendimento está relacionado aos clientes que se tornam “prosumers” (do
inglês) cocriando produtos e serviços, além do simples ato de consumir. Difere
das perspectivas socioculturais de consumo, como de Néstor García Canclini,
que consideram aspectos antropológicos do consumo, como o consumo cultural.
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Do inglês
Internet Protocol
, o acrônimo IP significa Protocolo de Internet e se
refere ao endereçamento que tem por objetivo a troca de dados. Conecta uma
máquina a outras, permitindo o acesso em rede, que por sua vez é conectada a
outras, constituindo um sistema de redes interligadas ou inter-redes.