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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

necem equipamentos, hospedagem, servidores de rede, entre

outros. Além disso, fazem grande uso das redes sociais, como o

Facebook, que captam contribuições voluntárias não só para a

formação do serviço que controlam, mas também porque essas

contribuições regulares geram valor econômico no novo regime

do capitalismo imaterial (PROULX, 2012a).

Na cultura da convergência e participação (JENKINS,

2009), o consumo, a produção e a circulação são entendidos

como processos que envolvem a participação e a interatividade,

resultando no perfil de um receptor que também produz con-

teúdo, denominado prossumidor. Em geral, as definições de

pro-

sumer

partem do conceito de Toffler (1980), pelo qual se enten-

de o usuário a partir das funções de produtor e consumidor cul-

tural, que encontra na internet e nos equipamentos multimídia

um ambiente favorável para o desenvolvimento de conteúdos,

consumo e difusão de informação.

Para dar uma maior complexidade aos processos es-

tudados, aponta-se a perspectiva de

prosumers

6

como cocriado-

res de produtos e serviços e como contribuidores, entendendo

contribuição como uma forma de expressão dos sujeitos, mas

também como combustível da produção capitalista (PROULX,

2012a). Para Proulx (2012b), a mutação da comunicação ante-

vê a emergência de uma

Cultura da Contribuição

na era digital,

na qual a

Contribuição

se situa entre a doação e a transação mer-

cantil. O “contribuinte” deposita um conteúdo no universo digi-

tal e tira daí uma satisfação, o que já se aproxima de uma tran-

sação mercantil. Mas o contribuinte é, concomitantemente, um

produtor de conteúdo e um fornecedor de dados, rastros para

a formação de um perfil consumidor criado como um vínculo

entre o identificador IP

7

de seu equipamento e as plataformas

digitais.

6

Este entendimento está relacionado aos clientes que se tornam “prosumers” (do

inglês) cocriando produtos e serviços, além do simples ato de consumir. Difere

das perspectivas socioculturais de consumo, como de Néstor García Canclini,

que consideram aspectos antropológicos do consumo, como o consumo cultural.

7

Do inglês

Internet Protocol

, o acrônimo IP significa Protocolo de Internet e se

refere ao endereçamento que tem por objetivo a troca de dados. Conecta uma

máquina a outras, permitindo o acesso em rede, que por sua vez é conectada a

outras, constituindo um sistema de redes interligadas ou inter-redes.