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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

em geral, mediante reconexões. Como pistas de conclusão, indi-

ca-se que, nas redes sociodigitais e em seu fluxo comunicacional

de sentidos incessante, o “católico” se manifesta como uma com-

plexa construção social a partir dos mais variados polos da cir-

culação comunicacional, em que os indivíduos e as instituições

não se atêm mais a papéis fixos de “produção” e “recepção”, mas

se constituem como tais justamente em sua ação circulatória em

dispositivos conexiais.

2 Usos e apropriações: contexto de reflexão

A midiatização digital aponta para um contexto de re-

modelagem da paisagemmidiática, que perpassa e é perpassada

por diversos outros processos sociais, como as práticas religio-

sas, cujas dinâmicas são movidas por práticas comunicacionais.

Isso se deve, também mas não só, ao fato da interposição das

tecnologias da comunicação nas relações humanas e sociais,

processo que gera novos regimes de interação e novas situações

de comunicação com cuja geração essas tecnologias contribuem.

Não apenas as entidades sociais (grupos, organizações, institui-

ções) estruturam as “comunidades midiáticas”, mas estas últi-

mas tambémse constituemdemaneira relativamente autônoma,

impulsionadas por dispositivos sociotécnicos, e moldam, assim,

a constituição de novas formas sociais (PROULX; MILLERAND,

2010) – e também, portanto, religiosas.

As redes sociodigitais, como no caso do Facebook, tor-

nam-se objetos de análise relevantes para se compreender tais

relações entre tecnologias de comunicação e sociedade, assim

como a evolução das práticas de comunicação nos diversos âm-

bitos sociais, como, por exemplo, na religião. As relações sociais

hoje se inscrevem, justamente, na própria concepção do aparato

tecnológico. As mídias digitais trazem consigo a possibilidade

de que qualquer pessoa difunda informações em escala mundial

com meios relativamente baratos e acessíveis.

De um lado, como afirma Braga (2012), percebe-se aí o

desdobramento de um processo tecnológico, a partir do surgi-

mento de

inovações tecnológicas

voltadas à comunicação, cada

vez em maior escala e alcance. De outro, há um processo social,