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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

francesas há pouco tempo estão, na realidade, em busca de pu-

blicidade para esse suplemento digital. As negociações ocorrem.

Exemplo: as mídias instaladas estão em situações de negocia-

ções tipo Google, que direciona aos conteúdos publicados.

Podemos dizer que há poucas mídias inteiramente digi-

tais. O que está acontecendo é mais a mídia instalada (exemplo,

as organizações Globo) fazendo reorganizações internas, recur-

sos humanos novos, uma dificuldade em gerenciar o problema

redacional das páginas digitais, porque às vezes não são as mes-

mas pessoas que cuidam, que são responsáveis pelas páginas

digitais e pelas páginas de papel. Ao mesmo tempo, há muitas

organizações que se criaram e muitas tentaram se criar como

sempre no campo da mídia. Há tentativas e erros. A imprensa

é feita de uma associação de tentativas e erros que duram três

meses, seis meses, e depois conseguem, ou então de títulos que,

depois de três ou quatro meses, são abandonados. Isso acontece

com as supostas novas mídias.

3.1 O critério da program ção

Continuamos com os critérios, particularmente com

um deles que é o mais importante: devemos questionar a pro-

gramação dessas mídias. O questionamento da programação se

deve ao fato de que é neste nível que as mutações estão se pro-

duzindo, porque ainda não estão finalizadas. Toda a mídia ins-

talada até hoje tem um ritmo de divulgação que lhe era próprio.

Ele é conhecido do leitor, do telespectador, do autor, e esse ritmo

implicava uma programação, uma atividade que não é somente

específica para a rede de televisão. Geralmente o termo progra-

mação é usado para a televisão e também para a imprensa. A

atividade de programação consiste em considerar os interesses

envolvidos, depois de pesquisas dos leitores, dos telespectado-

res. Os públicos devem ser conhecidos para propor uma oferta

de programa e organizar esta oferta de programa em páginas, no

caso dos jornais.

Por exemplo, quando pensamos o espaço de tempo de

programa no caso do rádio e da televisão, a função da progra-

mação consiste em forjar e atender a audiência. A profissão de

programador, num dia determinado de uma rede de televisão,