

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
francesas há pouco tempo estão, na realidade, em busca de pu-
blicidade para esse suplemento digital. As negociações ocorrem.
Exemplo: as mídias instaladas estão em situações de negocia-
ções tipo Google, que direciona aos conteúdos publicados.
Podemos dizer que há poucas mídias inteiramente digi-
tais. O que está acontecendo é mais a mídia instalada (exemplo,
as organizações Globo) fazendo reorganizações internas, recur-
sos humanos novos, uma dificuldade em gerenciar o problema
redacional das páginas digitais, porque às vezes não são as mes-
mas pessoas que cuidam, que são responsáveis pelas páginas
digitais e pelas páginas de papel. Ao mesmo tempo, há muitas
organizações que se criaram e muitas tentaram se criar como
sempre no campo da mídia. Há tentativas e erros. A imprensa
é feita de uma associação de tentativas e erros que duram três
meses, seis meses, e depois conseguem, ou então de títulos que,
depois de três ou quatro meses, são abandonados. Isso acontece
com as supostas novas mídias.
3.1 O critério da program ção
Continuamos com os critérios, particularmente com
um deles que é o mais importante: devemos questionar a pro-
gramação dessas mídias. O questionamento da programação se
deve ao fato de que é neste nível que as mutações estão se pro-
duzindo, porque ainda não estão finalizadas. Toda a mídia ins-
talada até hoje tem um ritmo de divulgação que lhe era próprio.
Ele é conhecido do leitor, do telespectador, do autor, e esse ritmo
implicava uma programação, uma atividade que não é somente
específica para a rede de televisão. Geralmente o termo progra-
mação é usado para a televisão e também para a imprensa. A
atividade de programação consiste em considerar os interesses
envolvidos, depois de pesquisas dos leitores, dos telespectado-
res. Os públicos devem ser conhecidos para propor uma oferta
de programa e organizar esta oferta de programa em páginas, no
caso dos jornais.
Por exemplo, quando pensamos o espaço de tempo de
programa no caso do rádio e da televisão, a função da progra-
mação consiste em forjar e atender a audiência. A profissão de
programador, num dia determinado de uma rede de televisão,