Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
mudanças midiáticas, e não somente a questão das TICs. Deve
acrescentar qual é o papel delas – das TICs. As características
das mídias devem ser levadas em conta para saber quando se
pergunta se as TICs tomam um lugar que as mídias ocupam.
3 Em busca de uma definição
As mídias instaladas têm uma base técnica, que é o
ponto de partida. Geralmente, as técnicas de impressão, de te-
lecomunicação, da imagem e do som se chamam audiovisuais e
digitais. Finalmente, as mídias novas e antigas se desenvolvem.
Parece que hoje, 15 anos depois da explosão das TICs, com o
desenvolvimento intenso das TICs, todas as mídias que apare-
ceram na história ainda estão presentes, mesmo que algumas
encontrem dificuldades de funcionamento.
O que é cada vez mais nítido é que todas as mídias ins-
taladas se inserem nas tecnologias digitais. Falando de outro jei-
to: qual vai ser o futuro das mídias instaladas? A questão ainda
existe, está em curso a ser analisado, e consiste no seguinte: o
que está acontecendo há mais ou menos 15 anos e o que vai se
seguir? Primeiramente, os programas de informações são pro-
duzidos e divulgados fora das mídias instaladas, e esse ponto
é o primeiro elemento que temos que indicar. Isso é muito im-
portante: desde que as mídias digitais começaram a aparecer,
desde que começaram a ser instaladas, há de fato cinco campos
que constituem esse processo informacional fora do midiático, o
que nos permite falar em informação midiática ou não midiática.
Então, há informação produzida e divulgada no quadro das es-
tratégias de comunicação, nas organizações públicas e privadas.
A informação midiática e não midiática compreende informa-
ções produzidas e divulgadas no quadro das estratégias de orga-
nizações e agências públicas, incluindo as pequenas associações,
as iniciativas de comunidade.
Segundo, essa informação compreende informações
profissionais especializadas. Então, essa informação profissio-
nal especializada não nasceu com as mídias, mas de fato já exis-
tia anteriormente, tinha seus canais próprios e se projetou de