Table of Contents Table of Contents
Previous Page  38 / 346 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 38 / 346 Next Page
Page Background

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

mudanças midiáticas, e não somente a questão das TICs. Deve

acrescentar qual é o papel delas – das TICs. As características

das mídias devem ser levadas em conta para saber quando se

pergunta se as TICs tomam um lugar que as mídias ocupam.

3 Em busca de uma definição

As mídias instaladas têm uma base técnica, que é o

ponto de partida. Geralmente, as técnicas de impressão, de te-

lecomunicação, da imagem e do som se chamam audiovisuais e

digitais. Finalmente, as mídias novas e antigas se desenvolvem.

Parece que hoje, 15 anos depois da explosão das TICs, com o

desenvolvimento intenso das TICs, todas as mídias que apare-

ceram na história ainda estão presentes, mesmo que algumas

encontrem dificuldades de funcionamento.

O que é cada vez mais nítido é que todas as mídias ins-

taladas se inserem nas tecnologias digitais. Falando de outro jei-

to: qual vai ser o futuro das mídias instaladas? A questão ainda

existe, está em curso a ser analisado, e consiste no seguinte: o

que está acontecendo há mais ou menos 15 anos e o que vai se

seguir? Primeiramente, os programas de informações são pro-

duzidos e divulgados fora das mídias instaladas, e esse ponto

é o primeiro elemento que temos que indicar. Isso é muito im-

portante: desde que as mídias digitais começaram a aparecer,

desde que começaram a ser instaladas, há de fato cinco campos

que constituem esse processo informacional fora do midiático, o

que nos permite falar em informação midiática ou não midiática.

Então, há informação produzida e divulgada no quadro das es-

tratégias de comunicação, nas organizações públicas e privadas.

A informação midiática e não midiática compreende informa-

ções produzidas e divulgadas no quadro das estratégias de orga-

nizações e agências públicas, incluindo as pequenas associações,

as iniciativas de comunidade.

Segundo, essa informação compreende informações

profissionais especializadas. Então, essa informação profissio-

nal especializada não nasceu com as mídias, mas de fato já exis-

tia anteriormente, tinha seus canais próprios e se projetou de