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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

soas que sabiam como acessar. Então, do ponto de vista da in-

formação, falando das mídias, podemos igualmente proceder da

mesma maneira como com a cultura, com o divertimento, com o

entretenimento. Hoje, informações privadas de vários tipos se

alçam a informação pública.

Se estivermos confrontando a informação nova com as

novas modalidades de difusão da informação, insisto que essas

informações já existiam anteriormente. Do ponto de vista da in-

formação, é importante observar essa unicidade dos dispositi-

vos sociotécnicos e o fato de que cada mídia pode ser apresen-

tada como um conjunto, tendo uma base técnica determinada.

Toda essa organização informacional tem, hoje, um dispositivo

sociotécnico compartilhado.

Isso é inovação. Temos as mudanças. Hoje, a mesma mí-

dia pode desenvolver a sua oferta de conteúdo com uma plurali-

dade de dispositivos. Há pouco tempo, todas as mídias desenvol-

viam seus conteúdos somente para um tipo de dispositivo. Hoje,

elas estão fazendo isso para dois, três ou quatro dispositivos. O

que se fala é válido para a empresa cotidiana, o rádio aberto, a

televisão aberta e a televisão temática, etc.

Hoje se encontra uma pluralidade, uma mistura enor-

me de ofertas e organização das mídias, principalmente os dis-

positivos digitais. É muito difícil encontrar uma rede de televi-

são ou de rádio que não tenha uma parte da sua oferta que se

encontra na web-TV ou no web-rádio e não usa tudo que se pode

imaginar. Para imprensa cotidiana aplica-se a mesma coisa.

Nesses casos não há mais unicidade. Há uma descone-

xão entre os dispositivos sociotécnicos e a mídia. A mídia, por

assim dizer, se desloca. A imprensa gratuita se encontra de fato

em uma das últimas modalidades para a preparação da impren-

sa. No meu país (a França) e na Europa, há um desenvolvimento

importante de 1995 a 2005. Isso se expressa numa migração a

vários sites, porque o futuro da imprensa gratuita não é garanti-

do. O segundo critério é que existemmutações que estão aconte-

cendo; em especial, os consumidores que em parte impõem seus

ritmos em função de suas práticas próprias (veja, por exemplo, o

consumo na Netflix).

Então, você pode não ler um artigo ou um jornal coti-

diano por motivos relacionados a obrigações de trabalho, mas