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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

O terceiro obstáculo a evitar é considerar que todas as

TICs são mídias. Nem todas as TICs são mídias. Assim, questio-

namos o celular e o telefone local como uma mídia. Argumenta-

se que são mídias porque permitem a comunicação interpessoal.

Mas nem tudo que permite comunicação interpessoal é mídia.

Isso já foi mais ou menos tirado do campo midiático por boas

razões, e parece que estas razões, esses motivos são válidos ain-

da hoje. Destaco esses três cuidados que acompanham a refle-

xão. As mutações profundas na esfera midiática de fato não têm

somente uma, mas várias causas. Vamos tentar enumerá-las.

Dentro dessas mutações existe um alargamento incontestável

do campo midiático, uma extensão do campo midiático, uma

ampliação; o termo é bastante preciso, cada língua tem termos

mais específicos, mesmo em línguas de origem latina podemos

falar em ampliação. Então, a ampliação parece uma mutação im-

portante do campo midiático, hoje uma ampliação que se faz no

espaço, em tempo bastante reduzido.

2 O que está acontecendo nas relações entre as

TICs e as mídias?

Primeiramente, para tentar pensar o que está acon-

tecendo com as TICs em particular, para ver que todas as TICs

não são novas mídias, como é a expressão utilizada nos Estados

Unidos, é preciso voltar para o que, finalmente, qualifica e define

as mídias, o que é uma mídia até agora. Para saber se estamos

lidando com novas mídias ou não, logicamente do ponto de vista

intelectual, a primeira operação é voltar para o que entendemos

sobre mídia, o que não fazemos espontaneamente. Falta ao pen-

samento espontâneo a metodologia.

Então, as mídias são uma entidade contestada parti-

cularmente quando se trata de opiniões públicas. Mas inclusi-

ve quando olhamos as reflexões sobre o que é mídia de perto,

os especialistas e os pesquisadores colocaram uma definição e

destacaram critérios de definições que apresentam diferenças

com o que aqui é proposto. Definimos mídias como dispositivos

sociotécnicos e sociossimbólicos. Isto é, são dispositivos que ar-