Table of Contents Table of Contents
Previous Page  326 / 346 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 326 / 346 Next Page
Page Background

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

mero suporte e passa a mediar relações, produzindo sentido”

(SOSTER, 2006, p. 7).

Entendimento semelhante apresenta Miège (2009, p.

48) com a ideia de que as TICs são, ao mesmo tempo, técnicas

de comunicação e mídias de um tipo novo, ainda em formação.

As mídias sempre tiveram uma base técnica: impressão, teleco-

municação, audiovisual, digital. O advento das TICs, no entanto,

exige que as informações sejam produzidas, difundidas e dialo-

gadas em uma pluralidade de dispositivos e permite, na outra

ponta, que haja produção, difusão e diálogo comunicacional fora

das mídias convencionais. Antes, os meios instalados tinham um

dispositivo sociotécnico único; hoje, uma mesma mídia desen-

volve sua oferta de conteúdo em cima de uma pluralidade de dis-

positivos. Esse “fluxo de conteúdos por múltiplas plataformas de

mídia” está ligado ao que Jenkins (2008) concebe como “conver-

gência midiática”, a qual seria determinada não só pelos disposi-

tivos midiáticos, mas também pelas interações sociais em torno

desses dispositivos.

Na Redação de

Zero Hora,

jornal impresso que comple-

tou 50 anos em 2014, havia, desde 2007, uma versão online pro-

duzida de maneira quase independente. Dos 210 jornalistas que

faziam parte da equipe no período de realização do estudo de

caso, em torno de 30 se dedicavam à atualização do site

zeroho-

ra.com

, concentrando atividades de apuração e redação de notí-

cias, edição de capa, elaboração de galerias de fotos, produção e

edição de vídeos e produção de infografias. Em março de 2012,

esse formato começou a ser modificado. O projeto de integração

total da Redação previa que, editoria por editoria, todos os pro-

fissionais passassem a abastecer, paralelamente, o site e o jornal

impresso. Emmaio de 2012, os profissionais então dedicados ao

online foram remanejados para as editoriais do jornal impresso

para atuarem de maneira integrada para ambas as mídias.

A imprensa diária se consolidou a partir do momento

em que passou a ter publicações regulares, de modo que o leitor

soubesse que teria o jornal à disposição com uma periodicidade

fixa. Com isso, estabeleceu uma economia de funcionamento di-

rigida a umduplomercado: os leitores, os quais buscava fidelizar

com a venda de um certo número de jornais ou a conquista de

assinantes, e os anunciantes, por meio da venda de espaços pu-