Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
Nesse sentido, cada mídia opera no contexto de uma economia
de funcionamento que lhe é própria. O que ocorre com o advento
do digital é que essas economias de funcionamento passam por
mutações, determinadas por diferentes polos, desde a produção
até a recepção de conteúdos informativos.
Esses traços constitutivos: a base sociotécnica, a
regularidade da transmissão e da recepção, as par-
ticularidades econômicas, as especificidades das
organizações mediáticas, a formação de públicos e
de espectadores, até mesmo a relativa diretividade
da conexão com esses públicos e esses espectado-
res, assim como, é preciso acrescentar, seu papel
de formadores de opiniões e de interesses dentro
de um espaço público cada vez mais societal, fo-
ram forjados ao longo de uma história bissecular
(até mesmo tri), e eles são evidentemente leva-
dos a passar por mutações [...]. (MIÈGE, 2009, p.
110-11).
A comunicação, diante disso, tornou-se mais complexa.
Esses elementos de complexidade precisam ser considerados
para analisar a contribuição do componente técnico na evolução
de ferramentas e, sobretudo, das práticas de comunicação. Nesse
sentido, o autor sugere novos critérios de definição das mídias
(MIÈGE, 2009, p. 118): a unicidade dos dispositivos sociotécni-
cos faria com que uma mesma mídia desenvolva sua oferta de
conteúdos para uma pluralidade de dispositivos; a regularidade,
a permanência, a produção e a transmissão de conteúdos seriam
cada vez mais impostas pelos próprios consumidores; a econo-
mia de funcionamentos próprio das mídias se tornaria mais
complexa; e a organização específica dos meios agregaria novos
participantes do processo, novas categorias de atores – é o que
se verifica com o esforço da grande mídia por atrair leitores a
se tornarem ativos e mesmo colaborativos em suas publicações.
De fato, é possível observar que a popularização de si-
tes de rede social levou grandes empresas do ramo de comuni-
cação a criar setores de mídias sociais para desenvolver estraté-
gias de uso dessas ferramentas para pulverizar as informações
produzidas pelo veículo, comunicar-se com os leitores, receber