Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
a) a natureza do conteúdo noticioso estaria inexoravel-
mente se transformando como resultado da emergência desta
nova tecnologia midiática digital;
b) as maneiras como a digitalização alteraria o traba-
lho jornalístico; c) a transformação da estrutura das Redações
a das empresas jornalísticas; d) um realinhamento nas relações
entre organizações noticiosas, jornalistas e seus vários públicos
(audiências, fontes de informação, concorrentes, anunciantes e
governos) (Pavlik, 2001, apud FRANCISCATO, 2004, p. 19).
Para Pavlik (2001, p. 43, apud FRANCISCATO, 2004, p.
19), essas mudanças têm sido gradativas e diferenciadas, o que
converge com as ideias apresentadas por Miège de que essas no-
vas lógicas ainda não estão totalmente estabelecidas.
A proposta de se ter uma equipe on e offline totalmente
integrada cria um efeito de retroalimentação – do impresso para
o online e do online para o impresso, implicando mudanças tan-
to de um lado como de outro. De outra parte, esse processo de
retroalimentação se direciona do leitor para o jornal e do jornal
para o leitor, o que reforça a noção de midiatização da produ-
ção jornalística. Num modelo mais tradicional de ação das TICs,
eventos sociais se tornavam midiáticos a partir da publicação
pelos meios de comunicação; hoje, o que é publicado já foi am-
plamente midiatizado a partir de outras ferramentas, possíveis
pelo advento das TICs, e o jornal se apropria desses dispositivos
tanto para produzir quanto para difundir conteúdos.
Ao entrevistar a então editora de Mídias Sociais do
Grupo RBS, Bárbara Nickel, durante trabalho de conclusão de
curso
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, restaram pulsantes alguns questionamentos acerca dos
novos produtos jornalísticos que passam a se desenvolver no
atual contexto:
O que é o produto jornalístico, uma matéria? Faz
sentido, no jornalismo online, a gente ter uma
matéria? [..] uma matéria começa onde e termi-
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O trabalho de conclusão de curso intitulado Notícias em 140 caracteres: consi-
derações sobre o uso jornalístico do Twitter, orientado pelo Prof. MS Pedro Luiz
da Silveira Osório, foi apresentado como requisito para graduação em Comuni-
cação Social – Habilitação: Jornalismo, na Unisinos, em junho de 2011.