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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

a) a natureza do conteúdo noticioso estaria inexoravel-

mente se transformando como resultado da emergência desta

nova tecnologia midiática digital;

b) as maneiras como a digitalização alteraria o traba-

lho jornalístico; c) a transformação da estrutura das Redações

a das empresas jornalísticas; d) um realinhamento nas relações

entre organizações noticiosas, jornalistas e seus vários públicos

(audiências, fontes de informação, concorrentes, anunciantes e

governos) (Pavlik, 2001, apud FRANCISCATO, 2004, p. 19).

Para Pavlik (2001, p. 43, apud FRANCISCATO, 2004, p.

19), essas mudanças têm sido gradativas e diferenciadas, o que

converge com as ideias apresentadas por Miège de que essas no-

vas lógicas ainda não estão totalmente estabelecidas.

A proposta de se ter uma equipe on e offline totalmente

integrada cria um efeito de retroalimentação – do impresso para

o online e do online para o impresso, implicando mudanças tan-

to de um lado como de outro. De outra parte, esse processo de

retroalimentação se direciona do leitor para o jornal e do jornal

para o leitor, o que reforça a noção de midiatização da produ-

ção jornalística. Num modelo mais tradicional de ação das TICs,

eventos sociais se tornavam midiáticos a partir da publicação

pelos meios de comunicação; hoje, o que é publicado já foi am-

plamente midiatizado a partir de outras ferramentas, possíveis

pelo advento das TICs, e o jornal se apropria desses dispositivos

tanto para produzir quanto para difundir conteúdos.

Ao entrevistar a então editora de Mídias Sociais do

Grupo RBS, Bárbara Nickel, durante trabalho de conclusão de

curso

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, restaram pulsantes alguns questionamentos acerca dos

novos produtos jornalísticos que passam a se desenvolver no

atual contexto:

O que é o produto jornalístico, uma matéria? Faz

sentido, no jornalismo online, a gente ter uma

matéria? [..] uma matéria começa onde e termi-

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O trabalho de conclusão de curso intitulado Notícias em 140 caracteres: consi-

derações sobre o uso jornalístico do Twitter, orientado pelo Prof. MS Pedro Luiz

da Silveira Osório, foi apresentado como requisito para graduação em Comuni-

cação Social – Habilitação: Jornalismo, na Unisinos, em junho de 2011.