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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

cial que o jornalismo vem desempenhando historicamente”

(FRANCISCATO, 2004, p. 22).

Miège alerta para a necessidade de se colocar em dúvi-

da explicações globais sobre as comunidades virtuais, propostas

por autores amplamente citados, como Dominique Wolton e a

“sociedade individualista de massa”, Manuel Castells e a “comu-

nicação de massa individual” e Pierre Lèvy com a utopia das “in-

teligências coletivas”. Lévy (1999) supunha que o ciberespaço

se tornaria o principal canal de comunicação a partir do início

do século XXI. Já Manuel Castells (2003) esperava que a inter-

net fosse um instrumento ideal para promover a democracia,

pois dá fácil acesso à informação política. Esperava, também,

que a interatividade tornasse possível aos cidadãos solicitar in-

formação, expressar opiniões e pedir respostas pessoais a seus

representantes.

Apesar de a utopia da democratização não ter sido

concretizada plenamente pelas TICs, colocar questões em deba-

te está, sim, mais ao alcance do leitor, cada vez menos passivo

no processo comunicacional. Para dar um exemplo, no dia 10

de março, um sábado, o médico J.J. Camargo, colunista do cader-

no Vida de

Zero Hora

, publicou um polêmico artigo sobre tatua-

gens

8

. O texto não estava mencionado em parte alguma do site

zerohora.com

nem em qualquer mídia online do jornal, como

os perfis oficiais em sites de rede social

Facebook

e

Twitter

. Só

que o leitor entende que

Zero Hora

impressa está vinculada ao

perfil

@zerohora

que está no

Twitter

, de modo que começaram

a borbulhar no site de rede social comentários sobre a opinião

expressa pelo médico no jornal. O texto, então, foi publicado

também no site

zerohora.com

para ampliar o debate. Resultado:

mais de 1,3 mil tuítes, 2 mil compartilhamentos no

Facebook

,

386 comentários na matéria publicada no site e uma reporta-

gem de duas páginas

9

publicada na edição impressa de

Zero

Hora

na segunda-feira apresentando contrapontos sobre o tema.

O episódio ilustra a interferência do leitor no proces-

so de produção do jornal; mais que isso, demonstra o quanto o

leitor está consciente dos meios que tem à sua disposição para

8

Disponível em: <http://migre.me/8MjMg>.

9

Disponível em: <http://migre.me/8MjNO>.