

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
cial que o jornalismo vem desempenhando historicamente”
(FRANCISCATO, 2004, p. 22).
Miège alerta para a necessidade de se colocar em dúvi-
da explicações globais sobre as comunidades virtuais, propostas
por autores amplamente citados, como Dominique Wolton e a
“sociedade individualista de massa”, Manuel Castells e a “comu-
nicação de massa individual” e Pierre Lèvy com a utopia das “in-
teligências coletivas”. Lévy (1999) supunha que o ciberespaço
se tornaria o principal canal de comunicação a partir do início
do século XXI. Já Manuel Castells (2003) esperava que a inter-
net fosse um instrumento ideal para promover a democracia,
pois dá fácil acesso à informação política. Esperava, também,
que a interatividade tornasse possível aos cidadãos solicitar in-
formação, expressar opiniões e pedir respostas pessoais a seus
representantes.
Apesar de a utopia da democratização não ter sido
concretizada plenamente pelas TICs, colocar questões em deba-
te está, sim, mais ao alcance do leitor, cada vez menos passivo
no processo comunicacional. Para dar um exemplo, no dia 10
de março, um sábado, o médico J.J. Camargo, colunista do cader-
no Vida de
Zero Hora
, publicou um polêmico artigo sobre tatua-
gens
8
. O texto não estava mencionado em parte alguma do site
zerohora.comnem em qualquer mídia online do jornal, como
os perfis oficiais em sites de rede social
e
. Só
que o leitor entende que
Zero Hora
impressa está vinculada ao
perfil
@zerohora
que está no
, de modo que começaram
a borbulhar no site de rede social comentários sobre a opinião
expressa pelo médico no jornal. O texto, então, foi publicado
também no site
zerohora.compara ampliar o debate. Resultado:
mais de 1,3 mil tuítes, 2 mil compartilhamentos no
,
386 comentários na matéria publicada no site e uma reporta-
gem de duas páginas
9
publicada na edição impressa de
Zero
Hora
na segunda-feira apresentando contrapontos sobre o tema.
O episódio ilustra a interferência do leitor no proces-
so de produção do jornal; mais que isso, demonstra o quanto o
leitor está consciente dos meios que tem à sua disposição para
8
Disponível em: <http://migre.me/8MjMg>.
9
Disponível em: <http://migre.me/8MjNO>.