Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
interação altera os modos através dos quais a vida social se orga-
niza, e se modificam os modos de agir dos seus atores. Assim, “[...]
de maneira crescente, as operações de midiatização afetam lar-
gamente práticas institucionais que se valem de suas lógicas e de
suas operações para produzir as possibilidades de suas novas for-
mas de reconhecimento nos mercados discursivos” (ibid., p. 11).
A prática jornalística, ao que parece, é uma das institui-
ções afetadas por esse movimento. Especialmente o jornalismo
na internet provoca mudanças nos padrões de leitura, obrigando
os jornais impressos a mudar sua forma de apresentação para
atrair novos públicos, o que implica reconfigurações nas rotinas
de produção, com a operação simultânea de mídia impressa e
online – caso da integração da Redação de
Zero Hora
, seguin-
do modelos já adotados por empresas jornalísticas de peso no
cenário internacional, como
The New York Times
, nos Estados
Unidos, e
Clarín
, na Argentina. Unificar a produção jornalística
visando a múltiplas plataformas é uma tentativa de atender à
necessidade de produzir discursos que possam ser reconheci-
dos nos novos mercados discursivos que se formatam diante dos
padrões de circulação de informação que se configuram na so-
ciedade em midiatização.
Parece haver, nesse contexto, uma convergência cada
vez mais intensa entre a produção, a circulação e o consumo ou
reconhecimento do discurso jornalístico. Dito de outra forma, os
modos de narrar do jornalismo estão sendo contaminados pela
maneira como esses conteúdos circulam e são reconhecidos pe-
los consumidores de informação. À luz de Alsina (2008, p. 57),
seria possível afirmar que o resultado dessa contaminação pode
chegar a mudar o conceito da imprensa ou ainda da mídia de
maneira geral.
Tal reflexão parece atender à noção do quinto modelo
de ação das TICs proposto por Miège
5
. Para ele, as mídias con-
vencionais deram espaço à criação sucessiva de quatro modelos
de ação: imprensa de opinião, imprensa comercial de massa, as
mídias audiovisuais generalistas e as relações públicas. Todos
5
Explicações extraídas da fala do pesquisador durante o Seminário 1 – O enrai-
zamento social das tecnologias de informação e comunicação, da Escola de Altos
Estudos – Midiatização, Técnica e Tecnologias de Informação e Comunicação,
realizado na Unisinos, em São Leopoldo, de 16 a 20 de abril de 2012.