Table of Contents Table of Contents
Previous Page  320 / 346 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 320 / 346 Next Page
Page Background

Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

interação altera os modos através dos quais a vida social se orga-

niza, e se modificam os modos de agir dos seus atores. Assim, “[...]

de maneira crescente, as operações de midiatização afetam lar-

gamente práticas institucionais que se valem de suas lógicas e de

suas operações para produzir as possibilidades de suas novas for-

mas de reconhecimento nos mercados discursivos” (ibid., p. 11).

A prática jornalística, ao que parece, é uma das institui-

ções afetadas por esse movimento. Especialmente o jornalismo

na internet provoca mudanças nos padrões de leitura, obrigando

os jornais impressos a mudar sua forma de apresentação para

atrair novos públicos, o que implica reconfigurações nas rotinas

de produção, com a operação simultânea de mídia impressa e

online – caso da integração da Redação de

Zero Hora

, seguin-

do modelos já adotados por empresas jornalísticas de peso no

cenário internacional, como

The New York Times

, nos Estados

Unidos, e

Clarín

, na Argentina. Unificar a produção jornalística

visando a múltiplas plataformas é uma tentativa de atender à

necessidade de produzir discursos que possam ser reconheci-

dos nos novos mercados discursivos que se formatam diante dos

padrões de circulação de informação que se configuram na so-

ciedade em midiatização.

Parece haver, nesse contexto, uma convergência cada

vez mais intensa entre a produção, a circulação e o consumo ou

reconhecimento do discurso jornalístico. Dito de outra forma, os

modos de narrar do jornalismo estão sendo contaminados pela

maneira como esses conteúdos circulam e são reconhecidos pe-

los consumidores de informação. À luz de Alsina (2008, p. 57),

seria possível afirmar que o resultado dessa contaminação pode

chegar a mudar o conceito da imprensa ou ainda da mídia de

maneira geral.

Tal reflexão parece atender à noção do quinto modelo

de ação das TICs proposto por Miège

5

. Para ele, as mídias con-

vencionais deram espaço à criação sucessiva de quatro modelos

de ação: imprensa de opinião, imprensa comercial de massa, as

mídias audiovisuais generalistas e as relações públicas. Todos

5

Explicações extraídas da fala do pesquisador durante o Seminário 1 – O enrai-

zamento social das tecnologias de informação e comunicação, da Escola de Altos

Estudos – Midiatização, Técnica e Tecnologias de Informação e Comunicação,

realizado na Unisinos, em São Leopoldo, de 16 a 20 de abril de 2012.