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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

dispositivo específico da sociotecnicidade contemporânea, que

buscaremos detalhar agora.

4 Dispositivos conexiais e reconexões:

proposições sobre as matrizes comunicacionais

digitais contemporâneas

Como vemos, nas plataformas sociodigitais, manifes-

tam-se mais claramente as “competências comunicacionais”

(MIÈGE, 2009, p. 97) em ação por parte dos diversos internautas

sobre o “religioso”. Ou seja, é possível perceber que as platafor-

mas sociodigitais permitem que “não profissionais [ou não auto-

ridades religiosas], reconhecidos como profissionais ‘legítimos’,

ofereçam suas próprias informações, e que elas se tornem infor-

mações de fato a partir do momento em que são mais ou menos

‘formatadas’ e difundidas” (MIÈGE, 2009, p. 70). Os sentidos as-

sim propostos “têm um caráter público (não são reservados aos

especialistas e aos profissionais) e [...] intervêm às margens da

informação” (MIÈGE, 2009, p. 116) e da autoridade e da institui-

ção eclesiásticas.

Se em seus sites oficiais as instituições religiosas deti-

nham um certo “controle sobre a informação difundida” e exer-

ciam uma “ação de moderação” e uma “função de filtro [...] de

seleção e de validação, entre o discurso cidadão e o espaço pú-

blico”, as plataformas sociodigitais instauram uma nova modali-

dade de comunicação, ativando um “dispositivo de publicização

do discurso leigo” (BLANCHARD apud MIÈGE, 2009, p. 169).

Manifesta-se, assim, a relativização da autoridade eclesial e a

correlata autonomização do fiel nas práticas religiosas.

Aqui valemo-nos também das contribuições de Flichy

(2010, p. 7, tradução nossa), nesse sentido, ao afirmar que, com

o avanço da internet, “os amadores ocuparam o centro do palco”

e “se encontram hoje no coração do dispositivo de comunica-

ção”. “As tecnologias digitais são profundamente marcadas pe-

los comportamentos de autonomia individual e de ‘conectivida-

de’ [

mise en connexion

]” (FLICHY, 2010, p. 15, tradução nossa),

contribuindo para o desenvolvimento de novas práticas sociais.