Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
dispositivo específico da sociotecnicidade contemporânea, que
buscaremos detalhar agora.
4 Dispositivos conexiais e reconexões:
proposições sobre as matrizes comunicacionais
digitais contemporâneas
Como vemos, nas plataformas sociodigitais, manifes-
tam-se mais claramente as “competências comunicacionais”
(MIÈGE, 2009, p. 97) em ação por parte dos diversos internautas
sobre o “religioso”. Ou seja, é possível perceber que as platafor-
mas sociodigitais permitem que “não profissionais [ou não auto-
ridades religiosas], reconhecidos como profissionais ‘legítimos’,
ofereçam suas próprias informações, e que elas se tornem infor-
mações de fato a partir do momento em que são mais ou menos
‘formatadas’ e difundidas” (MIÈGE, 2009, p. 70). Os sentidos as-
sim propostos “têm um caráter público (não são reservados aos
especialistas e aos profissionais) e [...] intervêm às margens da
informação” (MIÈGE, 2009, p. 116) e da autoridade e da institui-
ção eclesiásticas.
Se em seus sites oficiais as instituições religiosas deti-
nham um certo “controle sobre a informação difundida” e exer-
ciam uma “ação de moderação” e uma “função de filtro [...] de
seleção e de validação, entre o discurso cidadão e o espaço pú-
blico”, as plataformas sociodigitais instauram uma nova modali-
dade de comunicação, ativando um “dispositivo de publicização
do discurso leigo” (BLANCHARD apud MIÈGE, 2009, p. 169).
Manifesta-se, assim, a relativização da autoridade eclesial e a
correlata autonomização do fiel nas práticas religiosas.
Aqui valemo-nos também das contribuições de Flichy
(2010, p. 7, tradução nossa), nesse sentido, ao afirmar que, com
o avanço da internet, “os amadores ocuparam o centro do palco”
e “se encontram hoje no coração do dispositivo de comunica-
ção”. “As tecnologias digitais são profundamente marcadas pe-
los comportamentos de autonomia individual e de ‘conectivida-
de’ [
mise en connexion
]” (FLICHY, 2010, p. 15, tradução nossa),
contribuindo para o desenvolvimento de novas práticas sociais.