Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
mesmo se limitou. Isso não deixa de admirar com relação às TIC,
que, contrariamente à energia nuclear, à transgenia, às biotecno-
logias e agora à nanotecnologia, desfrutaram e ainda desfrutam
de uma aura favorável, sem dúvida porque as suas potencialida-
des se opõem aos meios de comunicação de massa. De qualquer
modo, as TIC não produziram discussões, intercâmbios e deba-
tes, e sobre seu objeto tudo aconteceu como se as autoridades
optassemmuito tarde por elaborar uma estratégia de vulgariza-
ção do que elas significam. Como explicar essa posição de frivo-
lidade sobre um espaço público científico e tecnológico que teria
sido possível implementar? Sem dúvida devemos ver aí o desejo
de deixar o campo livre para os grupos industriais implicados e,
sobretudo, aos industriais das redes de telecomunicação.
Em segundo lugar, ao se concentrar na dimensão técnica
da convergência, somos levados a ignorar seu silêncio, ou pior, a
negar tudo que as TIC causamou condicionam emmatéria de mu-
tações da informação e da comunicação. E o fato de tratar as TIC
como se as suas características de informação e comunicação lhes
fossemnaturalmente atribuídas pouco importa, como se somente
a dimensão técnica dos objetos ou dos dispositivos fosse signifi-
cativa. Sobre esse ponto há pouco a dizer na medida em que as
mutações iniciadas com elas são decisivas, múltiplas e complexas.
Vamos, num primeiro momento, listar as principais
definições das lógicas da informação-comunicação que estão
implicadas no desenvolvimento das TIC. Para três delas trata-se
apenas de relembrar.
3.1 A informacionalização
O processo caracterizado pela circulação crescente
e acelerada dos fluxos de informação, tanto na esfera privada
quanto no trabalho da esfera pública e o crescimento efetiva-
mente percebido da oferta informacional se traduzem notoria-
mente pela extensão da informação difundida, publicada e não
necessariamente editada, pela divulgação de conhecimentos e
dados privados anteriormente não acessíveis. A concentração
é, assim, uma das marcas nem sempre aparentes do sistema de
difusão das informações. Tudo se passa como se a oferta fosse
amplamente aberta a uma gama de produtores muito mais vas-