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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

mesmo se limitou. Isso não deixa de admirar com relação às TIC,

que, contrariamente à energia nuclear, à transgenia, às biotecno-

logias e agora à nanotecnologia, desfrutaram e ainda desfrutam

de uma aura favorável, sem dúvida porque as suas potencialida-

des se opõem aos meios de comunicação de massa. De qualquer

modo, as TIC não produziram discussões, intercâmbios e deba-

tes, e sobre seu objeto tudo aconteceu como se as autoridades

optassemmuito tarde por elaborar uma estratégia de vulgariza-

ção do que elas significam. Como explicar essa posição de frivo-

lidade sobre um espaço público científico e tecnológico que teria

sido possível implementar? Sem dúvida devemos ver aí o desejo

de deixar o campo livre para os grupos industriais implicados e,

sobretudo, aos industriais das redes de telecomunicação.

Em segundo lugar, ao se concentrar na dimensão técnica

da convergência, somos levados a ignorar seu silêncio, ou pior, a

negar tudo que as TIC causamou condicionam emmatéria de mu-

tações da informação e da comunicação. E o fato de tratar as TIC

como se as suas características de informação e comunicação lhes

fossemnaturalmente atribuídas pouco importa, como se somente

a dimensão técnica dos objetos ou dos dispositivos fosse signifi-

cativa. Sobre esse ponto há pouco a dizer na medida em que as

mutações iniciadas com elas são decisivas, múltiplas e complexas.

Vamos, num primeiro momento, listar as principais

definições das lógicas da informação-comunicação que estão

implicadas no desenvolvimento das TIC. Para três delas trata-se

apenas de relembrar.

3.1 A informacionalização

O processo caracterizado pela circulação crescente

e acelerada dos fluxos de informação, tanto na esfera privada

quanto no trabalho da esfera pública e o crescimento efetiva-

mente percebido da oferta informacional se traduzem notoria-

mente pela extensão da informação difundida, publicada e não

necessariamente editada, pela divulgação de conhecimentos e

dados privados anteriormente não acessíveis. A concentração

é, assim, uma das marcas nem sempre aparentes do sistema de

difusão das informações. Tudo se passa como se a oferta fosse

amplamente aberta a uma gama de produtores muito mais vas-