Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
da videofonia, do vídeo sob demanda, da videoconferência, etc.)
- Interferência do tecnológico e do social: sempre que
o emblema da técnica é destacado por tecnólogos (muitas vezes
transmitida por campanhas publicitárias das indústrias de mate-
riais ou de redes) para apresentar as oportunidades e as possi-
bilidades “abertas” pelas inovações tecnológicas como certezas,
deixam-se os usuários com margens de manobra reduzidas; a
injunção tecnológica é acompanhada, assim, geralmente, pela
marginalização de tudo o que o social contémde dotações, de mu-
danças e de recusas, bem como de profundas e duradouras de-
sigualdades de consumo. Estes discursos de especialistas, como
as atividades promocionais, complementados por pontos de vista
“autorizados” dos primeiros usuários, contribuem efetivamente
para “confundir” ainda mais as relações do tecnológico e do social
na emergência e desenvolvimento de várias TIC; e, convémadicio-
nar, para tornar aindamais obscuro e atémesmo incompreensível
o processo de coconstrução da técnica e do social.
- Uma profecia autorrealizável... muito pouco utópica:
contrariamente aos anúncios que são feitos durante o desenvol-
vimento de cada uma das TIC, com elas não se está lidando com
um projeto utópico, desmedido, que é reativado a cada vez como
uma operação relevante da profecia, que visa convencer uma
parcela significativa de usuários potenciais, e forte incentivado-
ra da atividade individual, em rede ou não.
A convergência só pode ser entendida ligada a essas
características que só são mencionadas aqui, necessariamente,
resumidas (para mais detalhes, cf. MIÈGE, 2007, capítulo 1).
2 Características mutáveis, mas sempre com uma
base técnica predominante e até decisiva
A convergência tem ainda dado lugar, desde meados
dos anos oitenta, para características evolutivas: aplicada no
início às telecomunicações, à informática e ao audiovisual, ela
serve agora também para entender as relações entre as ferra-
mentas informáticas e de radiodifusão, o telefone fixo, o telefone
móvel e a Web, como aqueles que articulam as TIC e as novas in-
dústrias de conteúdo, ou mesmo se aplica nas relações entre os