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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

da videofonia, do vídeo sob demanda, da videoconferência, etc.)

- Interferência do tecnológico e do social: sempre que

o emblema da técnica é destacado por tecnólogos (muitas vezes

transmitida por campanhas publicitárias das indústrias de mate-

riais ou de redes) para apresentar as oportunidades e as possi-

bilidades “abertas” pelas inovações tecnológicas como certezas,

deixam-se os usuários com margens de manobra reduzidas; a

injunção tecnológica é acompanhada, assim, geralmente, pela

marginalização de tudo o que o social contémde dotações, de mu-

danças e de recusas, bem como de profundas e duradouras de-

sigualdades de consumo. Estes discursos de especialistas, como

as atividades promocionais, complementados por pontos de vista

“autorizados” dos primeiros usuários, contribuem efetivamente

para “confundir” ainda mais as relações do tecnológico e do social

na emergência e desenvolvimento de várias TIC; e, convémadicio-

nar, para tornar aindamais obscuro e atémesmo incompreensível

o processo de coconstrução da técnica e do social.

- Uma profecia autorrealizável... muito pouco utópica:

contrariamente aos anúncios que são feitos durante o desenvol-

vimento de cada uma das TIC, com elas não se está lidando com

um projeto utópico, desmedido, que é reativado a cada vez como

uma operação relevante da profecia, que visa convencer uma

parcela significativa de usuários potenciais, e forte incentivado-

ra da atividade individual, em rede ou não.

A convergência só pode ser entendida ligada a essas

características que só são mencionadas aqui, necessariamente,

resumidas (para mais detalhes, cf. MIÈGE, 2007, capítulo 1).

2 Características mutáveis, mas sempre com uma

base técnica predominante e até decisiva

A convergência tem ainda dado lugar, desde meados

dos anos oitenta, para características evolutivas: aplicada no

início às telecomunicações, à informática e ao audiovisual, ela

serve agora também para entender as relações entre as ferra-

mentas informáticas e de radiodifusão, o telefone fixo, o telefone

móvel e a Web, como aqueles que articulam as TIC e as novas in-

dústrias de conteúdo, ou mesmo se aplica nas relações entre os