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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

ta que anteriormente, porém a concentração da difusão (nível

em que os grupos de comunicação mais poderosos sempre ocu-

pam) funciona como uma barreira de natureza tecnocomercial,

que, assim, explica a posição oligopólica do Google na busca de

informação.

3.2 A expansão do domínio midiático

As TIC contribuíram para a expansão do domínio mi-

diático, ainda que o processo esteja inacabado; mas elas não

se limitaram a isso, de modo que interviram, por exemplo, na

comunicação interpessoal ou intraorganizacional, não perten-

cente ao domínio midiático. Entretanto, as mutações em curso

no interior da esfera midiática não permitem fixar uma linha de

separação entre as mídias “históricas” e novas, de um lado, e en-

tre técnicas da informação e da comunicação, de outro (entre as

quais as redes sociais).

3.3 A circulação dos fluxos e a transnacionalização das ativi-

dades infocomunicacionais

A estrutura espaçotemporal das atividades informacio-

nais, culturais e comunicacionais tem sofrido profundas mudan-

ças nas últimas duas décadas. Estas estão a reboque da dinâmica

da globalização. Constituem-se no primeiro plano do processo,

emcorrespondência direta como crescimento da conexão plane-

tária do modo de produção dominante, doravante hegemônico.

Considere-se que a hegemonia econômica dos Estados Unidos

tem sido contestada pelos países emergentes, especialmente a

China. Porém, os Estados Unidos reagem, reforçando o domínio

das indústrias da comunicação e de conteúdo, agora sua área de

excelência.

4 A midiatização

É necessário, com relação a isso, tornar explícitas ou-

tras três lógicas sociais da informação-comunicação, a saber: