Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
ta que anteriormente, porém a concentração da difusão (nível
em que os grupos de comunicação mais poderosos sempre ocu-
pam) funciona como uma barreira de natureza tecnocomercial,
que, assim, explica a posição oligopólica do Google na busca de
informação.
3.2 A expansão do domínio midiático
As TIC contribuíram para a expansão do domínio mi-
diático, ainda que o processo esteja inacabado; mas elas não
se limitaram a isso, de modo que interviram, por exemplo, na
comunicação interpessoal ou intraorganizacional, não perten-
cente ao domínio midiático. Entretanto, as mutações em curso
no interior da esfera midiática não permitem fixar uma linha de
separação entre as mídias “históricas” e novas, de um lado, e en-
tre técnicas da informação e da comunicação, de outro (entre as
quais as redes sociais).
3.3 A circulação dos fluxos e a transnacionalização das ativi-
dades infocomunicacionais
A estrutura espaçotemporal das atividades informacio-
nais, culturais e comunicacionais tem sofrido profundas mudan-
ças nas últimas duas décadas. Estas estão a reboque da dinâmica
da globalização. Constituem-se no primeiro plano do processo,
emcorrespondência direta como crescimento da conexão plane-
tária do modo de produção dominante, doravante hegemônico.
Considere-se que a hegemonia econômica dos Estados Unidos
tem sido contestada pelos países emergentes, especialmente a
China. Porém, os Estados Unidos reagem, reforçando o domínio
das indústrias da comunicação e de conteúdo, agora sua área de
excelência.
4 A midiatização
É necessário, com relação a isso, tornar explícitas ou-
tras três lógicas sociais da informação-comunicação, a saber: