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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

ção – a sociedade. Entendida como um elemento transformador

e gerador de complexidades, ou um novo processo crescente

na sociedade contemporânea, que traz como consequência “[...]

um atravessamento dos campos sociais estabelecidos gerando

situações de indeterminações e experimentações correlatas”

(BRAGA, 2012, p. 31), a midiatização se evidencia como central

e atua como mediadora de processos sociais que estão em cur-

so na sociedade. Também motiva a perceber que dois processos

destacam a atividade da mídia na sociedade.

O primeiro contempla o processo tecnológico que pro-

move a oferta de

ações comunicativas midiatizadas

que têm ca-

ráter massivo e como destino o âmbito da recepção. O segundo

é o processo social por meio do qual os atores sociais passam,

experimentalmente, a participar das práticas e dos processos

que antes eram domínio exclusivo da indústria cultural. A par-

ticipação ocorre como

[...] crítica social, por reivindicações de regulação

pública da indústria, por ações sociais organizadas

para ocupar espaços de produção e difusão; e cer-

tamente pela ativação crítica e intencionada das

mediações culturais, por apropriações ‘em des-

vio’ das interpretações preferenciais da produção

(BRAGA, 2012, p. 34).

Em tal contexto Braga (2012) identifica um duplo mo-

vimento: primeiro, a comunicação adquire grande importân-

cia social e, segundo, os processos sociais passam a engendrar

ações que midiatizam. É a partir da aceleração do engendramen-

to das ações midiatizadas dos processos sociais, por meio dos

quais a sociedade interage com a própria sociedade, que Braga

nota um deslocamento do papel da mídia, que já não pode mais

ser apreendida apenas por suas formas de usos. Por conseguin-

te, apesar deste novo papel conviver com formas tradicionais

de interação, há um deslocamento para modos mais complexos,

que são ativados pelo processo crescente da midiatização, “[...] o

que atrai fortemente a nossa atenção, são esses processos cujas

ações não se restringem ao objeto ‘meios’ nem ao objeto ‘recep-

tores e suas mediações’, mas os incluem, a ambos, em formações